segunda-feira, 5 de julho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
PERÍODO 2010.1
PROFESSORA: Maria Eulina Pessoa de Carvalho

AUTO-AVALIAÇÃO
Nome da/o aluna/o: Karla Caroline dos Santos
Tema de aprofundamento: Presença de afro-descendente no corpo docente da UFPB

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

Avalie:
• sua participação nas atividades da disciplina,
• sua colaboração no trabalho grupal,
• sua contribuição para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, e
• sua aprendizagem ao longo da disciplina.

• Considero que tive uma boa participação nos trabalhos propostos pela professora. Assisti filmes obrigatórios e extras da disciplina, porém postei no blog apenas os ogrigatórios. Assisti as aulas e li artigos, pricipalmente os que se tratavam do meu assunto na pesquisa, a presença de afro-descendentes no corpo docente das universidades.

• Tive uma ótima participação nos trabalhos grupais, participando de reuniões para ser decidido o que fariamos em nossos trabalhos. Considero que ao assistirmos filmes em grupo, se torna melhor a absorção de conteúdo, pois, podemos discutir e elaborar pensamentos de uma melhor forma, quando entamos juntas.

• Estive presente nos debates em sala de aula, e por poucas vezes falei o que pensava sobre determinado assunto. Já no blog, comentei sobre filmes, o livro e sobre artigos. Achei de grande importaância a existência do blog, pois podemos ter acesso aos trabalhos das minhas colegas de turma e pude aprofundar meus conhecimentos em áreas em que não conhecia.

• Ao longo da disciplina pude aprender a importância da cultura estar presenta nas salas de aula, a importância de não poder existir, pricipalemente nos dias de hoje, o preconceito, contra negros, homossexuais, deficientes e contra as mulheres. Aprendi a respeitar cada um do seu jeito e a respeitar todas as culturas existentes.

Ao final, posso me dar 8,5 de nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário