sexta-feira, 2 de julho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
PERÍODO 2010.1
PROFESSORA: Maria Eulina Pessoa de Carvalho



AUTO-AVALIAÇÃO

Nome da/o aluna/o: Kássya dos Santos da Silva.
Tema de aprofundamento: Racismo e Homofobia

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.


Avalie:
• Sua participação nas atividades da disciplina,
• Sua colaboração no trabalho grupal,
• Sua contribuição para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, e.
• Sua aprendizagem ao longo da disciplina.


Bem minha participação nas atividades da disciplina Diversidade Cultural, posso avaliar que foi de grande valia participei com dedicação e atenção ao todos os assuntos estudados e aplicados na mesma; Posso dizer que colaborei no trabalho grupal, pois ajudei meus colegas dando respostas que vieram através das dúvidas que os mesmos tiveram e também emprestando materiais didáticos que eu mesma possuía. No blog apliquei meus comentários nos filmes e artigos lidos, dando também minhas opiniões nos comentários de meus colegas e também não só se detendo nos assuntos passados pela professora e sim pesquisando por textos e artigos que me interessaram que podiam colaborar com a disciplina de diversidade cultural. Já da minha aprendizagem na disciplina foi muito boa, posso dizer que hoje possuo um pensamento mais aberto para tudo àquilo que está ao meu redor, de forma diferenciada aprendi muitas coisas sobre a cultura que faço parte, e aprendi de certa forma respeitar mais todos aqueles que possuem hábitos diferenciados dos meus hábitos.



O que você aprendeu (de importante, valioso) que levará consegue e poderá aplicar na vida profissional e pessoal?

Como citei acima e falando abertamente sobre o que aprendi nessa disciplina de diversidade cultural, sei que levarei de importante e valioso tanto na minha vida profissional e pessoal, está de acordo com o que vi nos artigos e filmes assistidos ao decorrer desse período 2010.1, e também que colaboraram com algumas mudanças tanto físicas e psicológicas em mim, mudanças essas que estão envolvidas com preconceito que muitas vezes dizemos que não possuímos mais está de forma tão forte dentro de nós. Uma das formas que me fizeram abrir os olhos para o mundo em que estamos, foi através da pesquisa que realizei com minha colega de classe, á: Maria do Rózario Fonseca Azevedo, nessa pesquisa trabalhamos sobre o Racismo e a Homofobia. Contudo estou mais cuidadosa nos pensamentos e conclusões que tiro ao encontrar uma pessoa que faça parte de uma cultura diferente, da que faço parte.



Dê uma nota ao seu desempenho, que será somada às demais (mini-pesquisa e contribuição ao blog).

Nota: 10,0(dez)

Assinatura: Kássya dos Santos da Silva. Data: 02 de julho de 2010.






Nenhum comentário:

Postar um comentário