domingo, 4 de julho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
PERÍODO 2010.1
PROFESSORA: Maria Eulina Pessoa de Carvalho

AUTO-AVALIAÇÃO
Nome da aluna:
Juliana Paula Leonardo de Oliveira
Tema de aprofundamento:
A quantidade de professores afro descendentes na UFPB.

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

Avalie:
• sua participação nas atividades da disciplina,
• sua colaboração no trabalho grupal,
• sua contribuição para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, e
• sua aprendizagem ao longo da disciplina.

A minha participação não foi uma das melhores, eu poderia ter me empenhado mais. O que não significa dizer que eu não participei, pois sempre contribui, tentando absorver o máximo de todos os conhecimentos expostos, me esforçando bastante.
Eu aprendo e desenvolvo melhor trabalhando em grupo, pois quando temos a chance de ouvir a opinião de um colega ou até mesmo de expor a minha opinião e saber o que a colega pensa a respeito do meu raciocínio, se está correto ou não. Então participo, interajo e contribuo ativamente num trabalho em grupo.
Quanto a minha participação no blog postei todas as tarefas e participei das discussões em sala. Nessa disciplina eu só aprendi, aprendi muito.


O que você aprendeu (de importante, valioso) que levará consigo e poderá aplicar na vida profissional e pessoal?

Aprendi coisas de grande importância que levarei pra minha vida toda, que cada povo tem sua cultura, sua opinião, sua opção. Vivemos num mundo cheio de diversidades e devemos respeitar cada uma delas pra que sejamos respeitados.
Com certeza algo que levarei pra minha vida e gostei muito foi a leitura do livro de Dalai Lama, que fala que a verdadeira felicidade está dentro de nós, mas só alcançaremos se nos tornarmos pessoas de índole boa e o que realmente importa é a essência e não aparência, que não importa o que somos fisicamente, ou o que temos materialmente.
Eu acho que esta leitura se encaixa perfeitamente em todos os temas que a professora abordou em sala e nos trabalhos. Nos ajudando a ver o mundo como ele é de verdade e como podemos fazer a diferença.


Dê uma nota ao seu desempenho, que será somada às demais (mini-pesquisa e contribuição ao blog).

NOTA: 9,0

Assinatura: Juliana Paula. Data: 04/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário