quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dalai Lama Uma Ética para um novo Milênio

O livro Dalai Lama Uma Ética para um novo Milênio começa nos questionando como podemos ser felizes, como buscar a verdadeira felicidade. Que para o autor fica claro que pessoas com conduta eticamente positiva são mais felizes e satisfeitas do que aquelas do que aquelas que se descuidam da ética, independente de ser rico ou pobre, branco ou preto, instruídos ou não a busca pela felicidade é a mesma. Queremos apenas sermos felizes e evitar os sofrimentos.

Propondo então uma revolução espiritual, onde o mais importante é ser uma boa pessoa pois a impressão do autor é que as pessoas que vivem em países de grande desenvolvimento material são de certa forma menos satisfeitas e menos felizes do que as que vivem em países menos desenvolvidos.

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas acham cada vez mais difícil demonstrar um mínimo de afeto aos outros. Não temos noção de comunidade e da sensação de fazer parte de um grupo, numa sociedade cada vez mais individualista reforçando a competitividade e a inveja.

A felicidade está dentro de nós mas só vamos alcança-la se desenvolvermos qualidades fundamentais de um ser humano como amor, a compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia e do bem viver. Vivendo assim teremos felicidade e para nós mesmo e para compartilhar com todos a nossa volta.


Juliana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário