segunda-feira, 5 de julho de 2010

AUTO-AVALIAÇÃO
Nome da/o aluna/o: ________ Mariana Rodrigues de Souza ____________________________________________
Tema de aprofundamento: A presença de pessoas afro descendentes no corpo docente do campus I da UFPB.________________________________________________________________

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

Avalie:
• sua participação nas atividades da disciplina,
• sua colaboração no trabalho grupal,
• sua contribuição para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, e
• sua aprendizagem ao longo da disciplina.

Participei ativamente das discussões debatidas em sala de aula, como também fiz todas as atividades exigidas pela disciplina.
Em grupo, percebi que debatendo os assuntos dados com minhas colegas, facilitou muito a assimilação do conteúdo, pois tiramos dúvidas umas com as outras assim como revíamos o melhor método para aprofundarmos no entendimento do assunto.
Primeiramente adorei o blog, porque é uma forma excelente de interagir com nossos colegas tanto da sala, como com outros alunos de pedagogia. E através dele, como também das discussões realizadas em sala de aula, pude notar que contribui bastante para o andamento e a fluência da disciplina como um todo.
Nesta disciplina aprendi muitas coisas importantes. Entre tais, que a diversidade cultural engloba as diferenças culturais, e que devemos assegurar, como futuros educadores, a igualdade de direitos respeitando às diferenças específicas de cada gênero. Além de ter sido uma matéria bastante proveitosa tanto para o curso em si, como também para a nossa vida, onde nos leva a uma reflexão como nos vemos e como vemos o outro.

O que você aprendeu (de importante, valioso) que levará consigo e poderá aplicar na vida profissional e pessoal?

Poder refletir, e repensar os nossos atos como ser humano, cidadão, e como educador. Saber respeitar as diferenças, e como lidar com elas, é um fato que deve sim ser abordado a cada dia, e nos policiarmos de onde estamos errando ou acertando, no que diz respeito a diversidade cultural encontrada não só na escola, mas por toda a nossa vida.


Dê uma nota ao seu desempenho, que será somada às demais (mini-pesquisa e contribuição ao blog).
NOTA: 9,0


Assinatura: Mariana Rodriques de Souza ___________________________________________ Data: __05/07/2010________

Nenhum comentário:

Postar um comentário