segunda-feira, 5 de julho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

PERÍODO 2010.1

PROFESSORA: Maria Eulina Pessoa de Carvalho

AUTO-AVALIAÇÃO

Nome da/o aluna/o: Maria Aparecida Rosa de Andrade

Tema de aprofundamento: Diversidade de gênero nos Cursos Superiores

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

Avalie:

· sua participação nas atividades da disciplina,

· sua colaboração no trabalho grupal,

· sua contribuição para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, e

· sua aprendizagem ao longo da disciplina.

Durante todo semestre procurei me envolver com essa disciplina indo, atrás de informações sobre a mesma fazendo os trabalhos proposto pela professora, e sempre procurando tira minhas dúvidas. No blog da turma contribuir de várias formas através das minhas postagens, as sínteses dos filmes a minha compreensão no livro Dalai Lama, vários comentários importantes nos trabalhos de minhas colegas, fazendo com que enriqueça ainda mais o nosso blog, postei os dois artigos utilizados na mini pesquisa e fiz um pequeno comentário sobre os mesmos, e tudo que achei importante nessa disciplina postei no blog.

Assistir vários filmes indicado pela professora e logo após feito a análises dos mesmos, esses filmes são riquíssimos de conhecimentos, Por exemplo o filme O Povo Brasileiro que retrata a convivência e a sobrevivência dos índios, a relação com a natureza tirando dela o sustendo, e entre vários outros filmes como Ôri, Xingu, A Pátria Proibida e etc. Já o trabalho grupal foi um dos mais importantes feito nessa disciplina, participei ativamente da pesquisa dando o melhor de mim, o nosso grupo procurou sempre ir atrás de informações corretas, junto as minhas colegas fiz a abordagem dos estudantes e os entrevistei de uma maneira que não constrangesse os mesmos, sempre procurando entrar em contato com a professora quando havia alguma dúvida em relação a pesquisa.

O que você aprendeu (de importante, valioso) que levará consigo e poderá aplicar na vida profissional e pessoal?

A disciplina de Diversidade Cultural foi muito valiosa para o meu desenvolvimento intelectual, os conhecimentos transmitido pela professora Maria Eulina levarei comigo para aplicar na minha vida profissional e pessoal, entre eles estão o respeito as diferentes culturas e a preservação da mesma. Através dessa disciplina tive a oportunidade de estudar as diferentes culturas do nosso país e no mundo, a cultura dos índios e dos africanos, a igualdade, a desigualdade entre povos e que as diferentes culturas podem se tornar igualitárias quando os mesmos se unem para lutar por seus direitos.

Dê uma nota ao seu desempenho, que será somada às demais (mini-pesquisa e contribuição ao blog). Diversidade Cultural foi um a das disciplinas que mais interagir nesse semestre, o meu desempenho é 10,0.

Assinatura: Maria Aparecida Rosa de Andrade Data 05/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário