segunda-feira, 5 de julho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO ULTURAL
PERÍODO 2010.1
PROFESSORA: Maria Eulina Pessoa de Carvalho
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

AUTO-AVALIAÇÃO

Nome do aluno: ELIZÂNGELA DE SOUSA BARROS
Tema de aprofundamento: A PRESENÇA DE AFRODESCENDENTE NO CORPO DOSCENTE DA UFPB.

Numa disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos de relações e práticas sociais - e mais especificamente na escola.
Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

AVALIE:

A minha participação nas atividades dessa disciplina foi um pouco complicada, pois não tenho computador, nem tempo disponível porque estageio e nem há lan house perto de minha casa mais assim que terminei o estágio pus no blog alguns comentários, filmes, artigo e resumo do livro de Dalai Lama.
A minha colaboração grupal foi uma das melhores, pois sempre estou disposta a colaborar com meu grupo, seja ele grande ou pequeno, procurando sempre em que posso ajudar e quando não posso ajudar meu grupo me compreende, mas quando estou disponível se for possível viro à noite só para concluir o nosso trabalho.
A minha contribuição para a experiência coletiva em sala de aula foi pouca, pois não tive muita
oportunidade de me expressar ao relatar os filmes e os comentários que me chocaram e por compreender que a cultura brasileira é tão grande e bonita, e que não conhecemos nem a metade dela. E minha contribuição no blog como já havia comentado antes que era por motivos econômicos, mas consegui com muito esforço cumprir com minhas tarefas e de meu grupo. A minha aprendizagem ao longo dessa disciplina aprendi muito e com certeza levarei toda essa aprendizagem por toda minha vida, seja ela pessoal e profissional, fazendo com que todos tenham uma pequena noção e que possam respeitar e admirar a beleza cultural e de varias etnias que o nosso imenso Brasil possui.
Aprendi muito, primeiramente com a cultura afro-descendente porque pra mim eles apenas mexiam com bruxaria e fiquei até com medo de assistir ao documentário de Orí, mas quando assisti mudei completamente minha opinião e vi como somos completamente preconceituosos em relação a tudo, pois não os conhecemos e já os julgamos. E cada oportunidade que tiver, tirarei esse preconceito entre outros, tanto dos meus alunos como das pessoas que me cercam.
Por meu grande esforço e desempenho mereço um nove (9,0).

Elizângela de Sousa Barros, 05 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário