segunda-feira, 5 de julho de 2010

AUTO-AVALIAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
PERÍODO 2010.1
PROFESSORA: Maria Eulina Pessoa de Carvalho

AUTO-AVALIAÇÃO
Nome da/o aluna/o: Lívia Samara Costa Soares
Tema de aprofundamento: Homofobia nas escolas

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

Durante o desenvolvimento da disciplina houve por minha parte uma participação no cumprimento das atividades proposta pela professora, de leitura e visualização de filmes, onde pude contribuir para o cumprimento do trabalho em grupo e também no que diz a contribuição ao blog da turma; desta feita tanto pelas leituras como principalmente pelos filmes pude aprofundar meus conhecimentos em relação as diversidades culturais existentes e consecutivamente aprender a respeitá-las.

O que você aprendeu (de importante, valioso) que levará consigo e poderá aplicar na vida profissional e pessoal?

O que aprendi nesta disciplina que terei o maior interesse em levar comigo foi a questão de respeitar a cultura de cada um, mas tendo o cuidado de discernir até onde esta determinada cultura pode se apropriar do próximo sem dar-lhe o direito de decidir por si mesmo. A importância dos valores de cada cultura, de cada etnia, raça, religião, povo; estando a par do que oferece o entrozamento das diversidades na nossa vida e respeitar podendo conviver passivamente com cada uma delas, isto não quer dizer que não podemos lutar pela igualdade, mudar os pré-conceitos de superioridade e inferioridade na sociedade atual.

Dê uma nota ao seu desempenho, que será somada às demais (mini-pesquisa e contribuição ao blog).(9.5)


Assinatura: Lívia Samara Costa Soares Data: 05/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário