terça-feira, 15 de junho de 2010

Dalai Lama, Uma ética para o novo milênio

O livro de Dalai Lama, Uma ética para o novo milênio, fala da busca da felicidade, e que independente de qualquer religião devemos praticar o bem, para que assim, o amor pelas pessoas possa melhorar a nossa vida.
Então como posso ser feliz? nessa intensa busca da felicidade, é a esperança que nos garante uma vida melhor e mais feliz do que a que estamos vivendo hoje.
Dalai Lama fala que a educação é muito mais do que transmitir conhecimentos e habilidades por meio dos quais se atingem objetivos limitados. É também abrir os olhos das crianças para as necessidades e direitos dos outros. Precisamos mostrar às crianças que suas ações têm uma dimensão universal. E precisamos encontrar uma forma de estimular seus sentimentos naturais de empatia para que venham a ter uma noção de responsabilidade em relação aos outros. Pois é isso o que nos motiva a agir. Se tivéssemos de escolher entre conhecimento e virtude, a última seria sem dúvida a melhor escolha, pois é mais valiosa. O bom coração que é fruto da virtude é por si só um grande benefício para a humanidade. O mero conhecimento, não.
Para Dalai Lama se formos sincero e persistente, seremos capaz de mudar nossas atitudes e assim, encontraremos paz e felicidade para si mesmo.
Márcia Lopes Silva de Farias

Um comentário:

  1. Marcia expõe um pouco dos pensamentos do Dalai Lama na busca constante da felicidade que muitas vezes está tão perto de nós e não paramos para observar-la,a educação deve ser um dos nossos objetivos para atraves de nossas crianças melhorar a vida futura de nossos individuos.
    Taynná Henrique Pereira da Silva

    ResponderExcluir