domingo, 27 de junho de 2010

Trabalho sobre Homofobia

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DIVERSIDADE CULTURAL

PROFESSORA: MARIA EULINA

ALUNAS: JANAÍNA GOMES

JAYANNE SANTOS

LÍVIA SAMARA

MICHELLE ULISSES

PESQUISA EM GRUPO SOBRE HOMOFOBIA

De acordo com o questionário sobre homofobia aplicado a alunos do ensino médio com idade entre 14 e 19 anos de uma escola pública podemos observar como os adolescentes lidam com a aceitação e também o preconceito em relação aos homossexuais na escola.

Foram feitas perguntas simples e diretas como:

1) Você têm algum amigo homossexual? ;

2) Você aceita?;

3) Você acha que o homossexual é aceito na sociedade?;

4) Você conhece o projeto Brasil sem Homofobia?

Obtemos como resposta:

Perguntas

Sim

22 alunos

26 alunos

15 alunos

01 aluno

Não

09 alunos

04 alunos

14 alunos

30 alunos

Em uma sala de aula na qual aplicamos o questionário um rapaz em meio aos seus colegas ao responder a segunda pergunta, se ele aceitava o homossexual, ele disse: “Se fosse uma coisa normal Deus tinha feito Adão e Ivo”. Então ainda existe bastante preconceito na sociedade.

No livro, “Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre homofobia nas escolas” de Rogério Diniz, ele destaca que o preconceito, a discriminação e a violência que na escola, atingem gays, lésbicas e bissexuais e lhes restringem direitos básicos de cidadania, se agravam em relação a travestis e a transexuais. Essas pessoas, ao construírem seus corpos, suas maneiras de ser, expressar-se e agir, não podem passar incógnitas. Por isso, não raro, ficam sujeitas às piores formas de desprezo, abuso e violência. Não por acaso, diversas pesquisas têm revelado que as travestis constituem a parcela com maiores dificuldades de permanência na escola de inserção no mercado de trabalho em função do preconceito e da discriminação sistemática a que estão submetidas (PARKER, 2000; PERES, 2004).

Em relação a última pergunta, sobre o Projeto Brasil sem Homofobia, só um aluno respondeu que conhecia tal projeto,e a maioria não sabia o que falava esse projeto,então explicaremos a seguir.

O projeto Brasil sem Homofobia lançado em 2004 é um projeto que visa combater à violência a discriminação com o objetivo de promover a cidadania de gays, lésbicas, travestis, transgênicos e bissexuais, a partir da equiparação de direitos e do combate à violência e à discriminação homofóbicas, respeitando a especificidade de cada um desses grupos populacionais.

Para atingir tal objetivo, o Programa é constituído de diferentes ações voltadas para:

a) Apoio a projetos de fortalecimento de instituições públicas e não-governamentais que atuam na promoção da cidadania homossexual e/ou no combate à homofobia;

b) Capacitação de profissionais e representantes do movimento homossexual que atuam na defesa de direitos humanos;

c) Disseminação de informações sobre direitos,de promoção da auto-estima homossexual;

d) Incentivo à denúncia de violações dos direitos humanos do segmento GLTB.

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestuário e tradições, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente.

E foi essas diferenças que pudemos observar com os assuntos e debates em sala de aula ao longo da disciplina e também no Blog criado pela turma de pedagogia onde mostra a visão crítica de pessoas com diferentes idades, raça e religião lidam com os assuntos abordados como a exploração sexual infantil,a Síndrome de Down,o preconceito com os negros e no livro de Dalai Lama que nos faz refletir a respeito de ética, religião e da nossa postura na sociedade pois só o amor a compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar pode nos fazer pessoa melhores.

REFERÊNCIA

CONSELHO Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia:Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em:<<>>. Acesso em 15 de junho de 2010.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

2 comentários:

  1. Olá meninas achei bem legal vocês fazerem essa pesquisa com os jovens,pois eles são o futuro da sociedade existente.
    Kássya dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Assim como Kássya eu achei muito legal esse tema de vocês, pois condiz com a nossa realidade de diversidades no mundo a volta, gostei de vocês explicarem esse projeto Brasil sem Homofobia, pois apesar de se tratar de um projeto nacional não é muito divulgado nas escolas, universidades, lugares onde se diz formar seres educados, pensantes e críticos, isso é preconceito é falsa inclusão. Pois se não se divulga, como conscientizar a sociedade?

    Aluna: Allane de Farias Lima - 10926212

    ResponderExcluir