segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentário do filme Preciosa

Preciosa é uma adolescente de 16 anos. Negra, obesa e sofrendo uma série de privações em seu dia-a-dia, ela passa por todo o tipo de infortúnio. Violentada pelo pai e abusada fisica e psicologicamente pela mãe, a jovem cresce irritada e sem qualquer tipo de amor.
O filme cataloga com certa riqueza a parte feia dos relacionamentos humanos. Foi feito para parecer presumivelmente feio, sublinhando, dessa forma, a tristeza da vida de Preciosa. Evitando os truques de animar o público ao fim da projeção, o filme mergulha no rosto de sua protagonista que, apesar de todo seu sofrimento, sempre procura uma razão para viver.
Apesar de nova, Preciosa está grávida de seu segundo filho, ambos do próprio pai. Com síndrome de down, a primeira mora com a avó e só vai para casa quando a assistente social precisa visitá-las. Quando descobre sobre a gravidez de sua aluna, a diretora Lichtenstein expulsa a menina da escola, mas consegue para ela uma vaga em um colégio alternativo. Lá, Preciosa conhece a professora Rain, que vai ajudá-la a tentar superar suas dificuldades e terminar seus estudos.
Ou seja, a vida de Preciosa é um inferno. Ela sabe disto, mas não tem forças para mudar a realidade. Como a própria diz, "um dia algo vai acontecer ou alguém me fará acontecer". O conformismo e sua incapacidade fazem com que se refugie nos sonhos, onde imagina "um namorado branco e de cabelo bom". Um simples pensamento que revela a falta de auto-estima que possui e, em parte, o preconceito também existente por parte dos negros em relação à sua própria cor.
As coisas começam a mudar depois que o diretor inscreve Precious em uma escola alternativa para alunos que merecem atenção especial. Essa oportunidade de salvar uma alma perdida em meio aos mortos faz com que ela saia do inferno e passe a ter uma vida real. O contato dela com o amor e carinho dado pela radiante professora Rain (Paula Patton) e pela atenciosa assistente social Weiss (Mariah Carey) faz com que ela aos poucos recupere a dignidade. Vale a pena assistir.


ALUNA:Erica ALves Tomaz da Silva 10926184

Nenhum comentário:

Postar um comentário