quarta-feira, 30 de junho de 2010

AUTO - AVALIAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
PERÍODO 2010.1
PROFESSORA: MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO


AUTO-AVALIAÇÃO

ALUNA : Maria do Rozário Fonseca Azevedo
TEMA DE APROFUNDAMENTO: Racismo e Homofobia

Nesta disciplina alguns conceitos importantes estudados foram: cultura, educação, relação cultura-educação, poder, igualdade, desigualdade, diferença, equidade, diversidade. Você teve a oportunidade de pensar esses conceitos em diferentes contextos das relações e práticas sociais – e mais especificamente na escola. Escolheu uma diferença transformada em desigualdade para aprofundar sua reflexão através de leituras, análise de filmes e de uma mini-pesquisa empírica.

AVALIE:
• sua participação nas atividades da disciplina,
• sua colaboração no trabalho grupal,
• sua contribuição para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, e
• sua aprendizagem ao longo da disciplina.

Com relação a minha participação nas atividades da disciplina, acho que foi total, pois realizei todas as atividades solicitadas pela professora e ainda realizei atividades extras e as coloquei no blog.
Com relação a minha colaboração no trabalho grupal, também foi total em todos os sentidos.
Já com relação a minha colaboração para a experiência coletiva em sala de aula e no blog, fiz o possível para contribuir com todas as atividades, não deixando de participar de discussões e não deixando de postar nenhuma atividade solicitada.
E por último, com relação a minha aprendizagem ao longo da disciplina, foi de grande valia para minha vida em geral, e deixou conhecimentos que levarei para o resto de minha vida e tentarei repassa-los sempre que possível.

O que você aprendeu (de importante, valioso) que levará consigo e poderá aplicar na vida profissional e pessoal?

Valeu a pena estudar e debater todos os assuntos transmitidos neste período. Com os novos conhecimentos adquiridos, espero mudar e ter a capacidade de intervir positivamente, quando necessário, diante de diversidades, preconceitos, descriminação e injustiças e aprendi com as atividades da disciplina Educação e Diversidade Cultural realizadas neste período, que é necessário respeitar as diferenças culturais na escola e na vida, isto é, o “multiculturalismo”, incluindo ai, as diferenças sexuais, raciais, físicas, etc, na escola, devido os estudantes ainda estarem em processo de formação de sua personalidade, e na vida de cada um a presença e aceitação das diferenças permite que obtenhamos mais recursos para nossa formação de vida, respeitando todos os tipos de diferenças existentes entre os membros pertencentes a escola e consequentemente, respeitarão todos os membros da sociedade a que fazemos parte, bem como a toda humanidade. A diversidade cultural é uma herança comum da humanidade, ela é tão necessária para os homens, quanto a biodiversidade para a natureza.

Aprendi ainda que cultura é o conjunto que engloba diversos aspectos como: crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, artes, hábitos adquiridos pelo ser humano, etc.
Portanto, cultura é o conjunto de conceitos que forma cada sociedade. Tudo é cultura, todos os indivíduos têm cultura, independente de escolarização, ninguém vive fora de um contexto social e cultural.
Agradeço a professora Eulina à oportunidade de através desses novos conhecimentos, nos tornarmos mais conscientes, mais cultas e mais humanas.



Dê uma nota ao seu desempenho, que será somada às demais (mini-pesquisa e contribuição ao blog). Nota:10,00



30 de junho de 2010

Maria do Rozário Fonseca Azevedo
Matrícula: 10926411

Nenhum comentário:

Postar um comentário