quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comentário do artigo "Rompendo barreiras educacionais: Negros no ensino superior"

Escrito por André Augusto Brandão
Doutor em ciências sociais; professor adjunto de serviço social da Universidade Federal Fluminense(ESS/UFF). Teixeira, Moema de P. Negros na Universidade: Identidade e tragetórias de ascensão social no Rio de janeiro.
Rio de janeiro: Pallas, 2003.

O artigo trata a escolarização, sobretudo a superior como sendo importante para a ascensão social entre nós, e de como a presença de negros é ainda baixa nos cursos superiores das universidades e que há ainda uma grande diferença da quantidade de pessoas brancas para a quantidade de pessoas negras. O artigo é baseado no livro "Negros na universidade: Identidade e tragetórias de ascensão social no Rio de janeiro" de Moema de Poli Teixeira, que procura compreender como alunos e professores, negros em sua imensa maioria pobres e filhos de pais pouco escolarizados, conseguiram se inserir em uma Universidade pública no Rio de janeiro, A autora faz entrevistas com pessoas negras que falam sobre suas tragetórias e encontra a chave para compreender diferenças, identificar fatos e só então dialogar com a teoria.
Mostra que a maioria dos negros estão nos cursos de ciências humanas e sociais, logo depois na área biomédica e de enfermagem, onde estão bastante presentes. Embora as pessoas negras estejam na minoria em cursos superiores, este número cresce sim, mesmo infelizmente em um processo lento se comparado com antigamente, Onde eles não tinham nenhum direito a esse ensino, o que era revoltante, e o que é mais revoltante ainda com base nesse artigo é que mesmo com todas campanhas que fazem contra o preconceito, há pessoas que o têm e não veêm nenhum mal no que fazem, mesmo negros reconhecidos com diplomas são vítimas de preconceito racial, até mesmo professores com titulação impecável continuam enfrentando o racismo, dentro e fora da universidade.



Alunas:Annyelle Lopes Maciel e Carla Guedes do nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário