sexta-feira, 25 de junho de 2010

Xingu - "A Terra Ameaçada".

Esse documentário leva o Brasil a conhecer a sua verdadeira história sem a intervenção dos estrangeiros; Comparando os índios da "descoberta" com os de hoje, presenciamos a lenta morte da cultura indígena do nosso país, cultura essa que um dia enfeitiçou os portugueses ficando conhecidos como moradores da terra mágica!
Mas onde fica o nosso cultivo para a preservação dessa cultura e dessa terra? Vemos no filme a dificuldade que os índios enfrentam para terem a posse de suas terras, que são deles por herança, até isso queremos roubar. Até quando o Brasil vai viver a mercê da vontade imposta pelos estrangeiros? Já não basta o que levaram de nós, seja na descoberta, na ditadura ou até mesmo hoje em dia?
No Xingu I relata-se um pouco do pensamento a respeito da morte para os índios das tribos que compõem a região do Xingu, mostrando também seus rituais em homenagem aos mortos, do respeito que se tem aos mais velhos, e a função de cada um seja homem, mulher ou criança.
No Xingu II vemos o quanto o "homem- branco" como eles chamam os estrangeiros, trouxeram doenças para o seu povo desde a colonização com a sua miscigenação, doenças que eles não conheciam e acabavam exterminados por elas. Também se mostra o uso de ferramentas e tecnologias dos homens-brancos que hoje fazem parte do cotidiano indígena, o que acaba preocupando os mais velhos das tribos, como mostra o documentário, pois temem o fim de sua cultura que a duras penas vem tentando manter-se.


Aluna: Allane de Farias Lima - 10926212

Nenhum comentário:

Postar um comentário