quarta-feira, 23 de junho de 2010

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Educação
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Período: 2010.1
Educação e Diversidade Cultural
Professora Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Pesquisa feita na Escola Municipal de Ensino fundamental Líons Tambaú
Tema: "A discriminação entre Idade e Geração"

Existe discriminação entre os diversos grupos da E.J.A?

Perguntas da entrevista:

Á Professora:

1º) Na sua turma da E.j.a existe entrosamento em sala de aula entre os alunos mais velhos e mais jovens?
R: Sim. Eles se entendem e se respeitam muito.
2º) Você mistura as faixas etárias ou deixa que espontâneamente se formem os grupos?
R: Os grupos são formados espontâneamente.
3º) Como você avalia o desempenho dos mais Velhos?
R: Os mais velhos por serem mais lentos existe uma grande dificuldade de assimilação sendo assim necessário a repetição de exercícios principalmente matemática que requer raciocínio.

Aos mais Jovens:

1º) Como você se sente sendo aluno desta escola e desta turma?
R: A. masculino. 17 anos. Eu me sinto muito feliz, apesar de estar em uma sala de aula onde a maioria dos alunos são idosos.
J. feminino. 22 anos. Eu me sinto realizada, por estar em uma turma aprendendo com minhas colegas que tenho-as como mãe.
2) você se relaciona com os mais velhos? como é o seu relacionamento com eles?
R: A. masculino. 17 anos. Me relaciono pouco. Pois quando converso com elas é só para bagunçar.
J. feminino. 22 anos. Sim, bom demais. Pois eles tem muito a me ensinar e também trocamos experiências, mas as vezes são bem chatos como nossos pais.
3º) O que você acha das pessoas de mais idade estudarem?
R: A. masculino. 17 anos. Uma chatice, já passou o tempo deles até demais.
J. feminino. 22 anos. Acho uma boa. Eles são muito explorados e constrangidos por não saberem ler e escrever, e a partir do momento que eles estudam tem a oportunidade de reivindicar seus direitos.

Aos mais Velhos:

1º)
Como você se sente sendo aluno desta escola e desta turma?
R: E. feminino. 52 anos. Muito bem nessa escola, Os professores e alunos são legais.
A .feminino. 43 anos. Bem Graças a Deus. Amo os funcionários e e os alunos. tenho eles como filhos.
2º) Você se relaciona com os mais novos? Como é o seu relacionamento com eles?
R: E. feminino. 52 anos. Com certeza. o meu relacionamento com eles é ótimo.
A. feminino. 43 anos. Me relaciono muito bem. Trato eles como filhos, dando educação.
3º) Como você vê os jovens de hoje?
R:
E. feminino. 52 anos. Eles são desobedientes demais. Não tomam conselhos de ninguém e quebram a cara.
A. feminino. 43 anos. Sem respeito, não obedecem e só querem ser donos de si. Vejo necessario ter cuidado com as influências para não entrarem no mundo das drogas.

Grupo: Allane de Farias, Evanuza Batista, Giacomo Galdino e Lygia Andrade.

2 comentários:

  1. ADOREI A ENTREVISTA DE VC ESSE TEMA E MUITO INTERESSANTE BOM SABER QUE ALUNOS DE VARIAS IDADE SE RELACIONAM MUITO BEM UM COM O OUTRO MAIS EU ENTENDO QUE ALUNO MAIS NOVOS SEMPRE FAZ UMA BAGUNCINHA .
    LUDMILA GALDINO BATISTA DA SILVA.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista de vocês,bom saber que pelo menos dentro de uma sala de aula não exista essa rivalidade e separação entre os jovens e idosos.

    Kássya dos Santos.

    ResponderExcluir