quinta-feira, 17 de junho de 2010

Questionário aplicado com Pastor da Igreja Presbiteriana Independente

Educação e Diversidade Cultural
Tema: Discriminação racial na igreja


Questionário aplicado com Pastor de uma Igreja Evangélica

1) Existem pessoas negras em sua igreja? Quantas?

2) Já houve necessidade de apaziguar alguma situação de discriminação racial dentro da igreja?

3) Nesta igreja, existe alguma política de acolhimento ou de inclusão para pessoas negras?

RESPOSTAS:

1) sim, umas 10 pessoas, que compoem 20% dos membros.

2) não, até porque nossa igreja é bem jovem (5 anos de implantação no bairro),e creio que este será o tipo de problema que não teremos em nossa denominação, pois ela tem um histórico de posicionamento anti-racial, um de seus fundadores, Rev. Eduardo Carlos Pereira, já falecido, era um abolicionista, ele sempre combateu o preconceito racial, bem como o trabalho escravo, no ano de 1886, ele publicou no jornal Imprensa Evangélica (hoje o Estandarte) um texto histórico intitulado: A Religião Christã em suas relações com a escravidão. Trata-se da primeira manifestação contundente de um líder protestante brasileiro sobre o tema e salientamos aqui um trecho em que fica evidenciada toda a indignação de Eduardo Carlos Pereira: “Confesso que grande é minha vergonha e grande a confusão da Egreja de Christo no Brazil, ao ver incrédulos, pelo simples amor a humanidade, abrirem mão de seus escravos; entretanto, que os que professam fé no Redemptor dos captivos não rompem as ligaduras da impiedade nem deixam ir livres os opprimidos! Leitor, si acaso vires algum incrédulo ler este artigo, eu te peço, para a honra da Egreja de Nosso Senhor no Brazil, que não deixe seus olhos percorrerem este paragrapho”.

3) não, até porque não há necessidade para tal, creio que o fato de nós termos um tratamento diferenciado, já se constitui um preconceito, contra os brancos...estive no Mississippi-EUA, e lá pude constatar que de uma forma direta ou indireta, continua existindo a segregação racial, tanto de brancos com os negros,como os negros com os brancos, um Pastor que mora lá há uns 18 anos, me disse que se um branco xingar um negro, as autoridades fazem "vistas grossas", mas se for o contrário, a lei é cumprida à risca. Visitei igrejas onde só haviam negros, outras só de brancos, mas no Brasil creio que essa questão de preconceito racial nas igrejas evangélicas é algo extinto...que bom!


Rev. Edimilson de Oliveira Lima
Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
Fundada em 31 de julho de 1903.

_________ALUNA LUZIMEIRE MEIRELES MALAQUIAS_______________________________

4 comentários:

  1. Bem lembrado ,muitas vezes falamos que o preconceito racial está em todo lugar mais não observamos que no nosso lado pode está acontecendo o preconceito.Achei bem interessante fazer essa pesquisa em uma igreja,ainda bem que pelo menos nessa não encontramos preconceito contra as pessoas negras.

    KÁSYA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TAMBEM GOSTEI MUITO DE LER SUA PESQUISA É MUITO INTERESANTE SABER SE NAS IGREJA HA O PRECONCEITO RACIAL TAMBEM SE EXISTISE NÃO ERA NEM PARA SER UM CASA QUE SERVE AO SENHOR POIS PARA DEUS TODOS NOS SOMOS IGUAIS .

    LUDMILA GALDINO BATISTA DA SILVA

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito pela pesquisa que vc fez, é sempre bom mostrar o preconceito que as pessoas tem até mesmo na casa do Senhor, mas graças a Deus que nessa pesquisa ñ teve nenhum preconceito.

    Evanuza Batista.

    ResponderExcluir