terça-feira, 29 de junho de 2010

Tema: Preconceito de Gênero.

ENTREVISTAS


M.Formada em advocacia,68 anos.

1-A senhora sentiu-se favorecida por escolher a profissão de advogada?
Sim.Apesar de não exercer mais essa profissão,ensinei direito e me sentia muito realizada.Existem muitos concursos públicos com bons salários que valorizam essas pessoas.

2-No Direito,qual a sua área de atuação e por que escolheu ela?
Ensinei Direito Comercial.Tinha como referência meus professores, além de existir mais oportunidades nesta área.

3-A senhora escolheu esta profissão por vocação ou por ser muito valorizada?
Além de gostar da área de Direito,escolhi essa profissão por ser também muito valorizada pela sociedade.É uma área que existem muitas oportunidades independente do gênero.

4-Por que a senhora acha que algumas áreas especificamente,no Direito,predominam homens ou mulheres?
Na área de Direito existia uma predominância de homens.Nos dias atuais acredito que há um equilíbrio entre homens e mulheres.

5-A senhora acha que ocorre discriminação dentro da sua área de atuação?
Não senti discriminação,sempre existiu um respeito mútuo.



R.Formado em advocacia,30 anos.

1-O senhor sentiu-se favorecido por escolher a profissão de advogado?
Sim.Pela área do Direito ser bem agressiva,as mulheres passam a imagem de ser frágeis,o homem é mais racional levando isso ao maior questionamento dentro das relações jurídicas.

2-No Direito,qual a sua área de atuação e por que escolheu ela?
Direito Penal.Escolhi porque essa área é responsável pelas aplicações das penas,tendo este um importante valor no direito público.

3-O senhor escolheu esta profissão por vocação ou por ser muito valorizada?
Pelos dois,por achar que é necessário compreender as leis penais e a aplicação de pena e também pelo fato de ser bem presente dentro da sociedade fazendo com que haja uma valorização profissional.

4-Por que o senhor acha que algumas áreas especificamente,no Direito,predominam homens ou mulheres?
Como em qualquer profissão a necessidade do equilíbrio de ambos os gêneros,apesar que dentro do Direito há uma predominância masculina,em algumas áreas específicas pelas complexidades das relações jurídicas e pela necessidade de apresentar uma forma agressiva.

5-O senhor acha que ocorre discriminação dentro da sua área de atuação?
Particularmente não me sinto discriminado,porém há em alguns momentos por conta de fatores e notícias que mancham a imagem da profissão gerando assim uma discriminação de outros.





Referências dos artigos utilizados no trabalho.

ASSUMPÇÃO,Regina Céli.Ministra apóia projeto de criminalização do preconceito de gênero-Agência Câmara (DF) 29/04/2009.Disponível em:
http://www.violenciamulher.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1798:ministra-apoia-projeto-de-criminalizacao-do-preconceito-de-genero-agencia-camara-df-290409&catid=13:noticias&Itemid=7.Acesso em:25 jun.2010.


COSTA,Maria Conceição;PARGA,Erica Jordane de S.;SOUSA,Jimi Hendrex Medeiros de.Esteriótipos e Preconceitos de Gênero entre estudantes de enfermagem da UFBA.Revista Baiana de Enfermagem,vol.14,n.1.2001.Disponível em:http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewArticle/3846.Acesso em:25 jun.2010.





DUPLA: GÉRSSICA DA NÓBREGA GOMES-10926173
TAYNNÁ HENRIQUE PEREIRA DA SILVA-10926188

2 comentários:

  1. Gostei muito do assunto abordado por vocês, o que tenho a dizer é que este senhor afirma que não sofre certa discriminação, mas ao mencionar o gênero feminino na sua área profissional, mostra-se machista dizendo que a agressividade que o homem tem é sinal de maior entendimento ou respeito."Enquanto não se sofre discriminação se discrimina".

    Aluna: Allane de Farias Lima - 10926212.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante o assunto que vocês utilizaram na pesquisa de vocês,percebi que existe até dentro das grandes e também das pequenas profissiões a discriminação entre as pessoas ,por causa do sexo que a outra possui.

    Kássya dos Santos.

    ResponderExcluir