quarta-feira, 16 de junho de 2010

Comentário do filme: Pátria proibida

Este documentário acompanha a trajetória destes 3 Garotos Perdidos Sua adaptação a uma nova realidade, suas diferentes formas de lidar com o passado trágico e as esperanças para o futuro. Os personagens principais são os "garotos perdidos do Sudão", órfãos da sangrenta guerra civil que abateu aquele país. Sozinhos, eles atravessaram fronteiras nas piores condições —— "a gente pegava lama para comer e um esperava o outro urinar para matar a sede", lembra um deles ——, até que chegaram num campo de refugiados no Quênia.
Lá moraram sozinhos e aprenderam a se virar. Até que um grupo conseguiu ser aceito nos Estados Unidos. O roteiro mostra a aventura deles, mudando de um cotidiano tribal para o país mais avançado do mundo. É emocionante ver o choque e a sinceridade do primeiro contato. "Credo, que coisa horrível, isso tem gosto de sabão", diz um deles, sobre a comida de avião. Em terras americanas, Panther, John e Daniel levam um susto atrás do outro: não entendem como funciona a eletricidade nem como a água sai pelo chuveiro, além de acharem geladeira o Maximo.
Um jornalista os apelidou de Garotos Perdidos fazendo referencia direta aos Garotos Perdidos de Peter Pan, que também eram órfãos e que cuidavam uns dos outros. Essas crianças com idades entre 3 e 13 anos conseguiram sobreviver e formaram uma nova unidade familiar, chegando ao campo de refugiados das Nações Unidas no Quênia.

Aluna: Cintya Patricia de Albuquerque Tormes - 10926384

Nenhum comentário:

Postar um comentário