quarta-feira, 21 de abril de 2010

XINGU 3-COMENTÁRIO

Comentário sobre o filme Xingu 3


XINGU 3, com direção, apresentação e roteiro de WASHINGTON NOVAES, nos mostra um pouco sobre a vida de algumas tribos indígenas ,seus costumes e maneira de relacionamento com os brancos.Dividido em duas partes,na primeira vemos:como os mais velhos se relacionam com os mais novos nas tribos indígenas e sobre os rituais para as pessoas que morrem.Nessa parte observamos como é maravilhoso a relação dos mais velhos com os mais novos ,o respeito,e a forma diferenciada de tratamento com eles bem longe da realidade de hoje,os mais velhos não moram em casas separadas e não são excluídos e sim ouvidos por todos sendo visto como o mais sábio da tribo.Observamos também os rituais tão interessantes de forma tão afetiva que os próprios índios fazem para aqueles que os deixaram(morreram),as danças ,suas formas de depois de um tempo, aí é que choram por aqueles que morreram.
Já na segunda parte, vemos: o relacionamento dos índios com os brancos. Observamos que essa relação de certa forma coloca em risco a sobrevivência dos costumes do índio, porque muitas vezes os índios por terem curiosidades por objetos dos brancos acabam se fascinando e deixando de lado seus costumes, exemplo: muitas índias já possuem vergonha de viverem peladas e querem e até possui o costume de usarem calcinhas. Não só tem isso, tem também as doenças que os brancos passam para os índios, e muitas vezes só podem ser curados através dos remédios dos brancos, e isso é uma forma de deixar de lado a sabedoria dos índios que há muitos anos fazem seus próprios remédios. Também tem a implicância dos brancos, de tomarem as terras dos índios e isso faz com que os índios tenham de aprende a língua dos brancos e estudar para poderem brigar de frente com os brancos, e muito mais.
Por fim, esse filme em forma de documentário, nos mostra de forma clara a vida dos índios, e como é importante preservamos e respeitarmos os costumes de um povo.

KÁSSYA DOS SANTOS DA SILVA-10923702

Nenhum comentário:

Postar um comentário