segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pátria Proibida



É um documentário que mostra a saída de mais de 25.000 crianças da região sul do Deserto do Saara, para a fugir da guerra no Sudão e das mazelas constantes que os cercavam. Essas crianças passaram a viver em um campo de refulgiados no Quênia. Durante centenas de quilômetros andando descalços, sem alimentos e água, todas as crianças ajudavam a cuidar umas das outras, havia uma cooperação mútua. Alguns morriam de fome, de sede, de ataques selvagens e os que conseguiram chegar na África foi por que comeram lama.
Um grupo de garotos foi escolhido para ir para América através de um programa de apoio aos refulgiados do Sudão. Este programa sustentaria esse grupo por três meses e após este período eles teriam que trabalhar para pagar a passagem de avião que precisaram para chegar nos Estados Unidos e se sustentarem. Quando iniciaram o trabalho, encontraram muita dificuldade de se reunirem(hábito que eles tinham em seu país de origem), por que todos tinham que trabalhar e o faziam em horários diferentes.
Neste documentário, é relatado o choque cultural de um grupo de rapazes negros, pobres e calorosos, em uma sociedade totalmente oposta a deles. Porém, mesmo sofrendo com os costumes diferentes da América, eles pensavam que naquele lugar conseguiriam um futuro melhor para eles e sua família.
Rebeca Ferraz de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário