domingo, 4 de abril de 2010

SEGUNDA TAREFA DO PORTFÓLIO

SEGUNDA TAREFA DO PORTFÓLIO


TEXTO ARTICULADO
(ARTIGOS: “O MULTICULTURALISMO ESTÁ MORTO”? e
“O QUE SÃO ESTUDOS CULTURAIS” ?)


O Multiculturalismo uni as pessoas por identidades comuns, sem que elas precisem desistir de suas próprias identidades. Só que o liberalismo tem seus limites e a inclusão não é possível em algumas formas de liberalismo, devido o mesmo não reconhecer grupos, gêneros e cores, dentro desta visão, precisamos eliminar a discriminação, a falta de oportunidades, o racismo e não podemos fazer isso fechando os olhos para estas coisas, pois o multiculturalismo envolve culturas, etnias, religiões, costumes e pensamentos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos da sociedade, isto é, tudo aquilo que envolve diferenças entre indivíduos e/ou grupos. Já no texto O que são estudos culturais ?, os estudos culturais ganharam espaço nas artes, ciências humanas e sociais e também nas ciências naturais e tecnológicas a partir da década de 60, quando a cultura substituiu a sociedade como tema de investigação. Para alguns antropólogos a cultura é um comportamento social e inclui artefatos materiais, para outros é uma abstração.. Cultura é tudo que é erudito, vulgar, público, popular, de elite, de massa, dos jovens, dos velhos, dos negros, dos gays, dos coloniais, dos pós-coloniais, dos nordestinos, dos brasileiros, enfim cultura é global. Resumindo Tudo é cultura e o multiculturalismo está vivo.


Estudo realizado através de textos apresentados pela Profa. Maria Eulina Pessoa de Carvalho do Centro de Educação/UFPB:

“O MULTICULTURALISMO ESTÁ MORTO”? Tariq Modood é professor de Sociologia, Política e Políticas Públicas, e diretor do Research Centre for the Study of Ethnicity and Citizenship, da Universidade de Bristol. Este artigo foi originalmente retirado de "Multiculturalism: bringing us together or driving us apart?", uma mesa redonda realizada pelo Institute for Jewish Policy Research e Runnymede Trust, no dia 31 de m

“O QUE SÃO ESTUDOS CULTURAIS” ? FONTE: Sardar, Ziauddin & Van Loon, Borin. Introducing Cultural Studies. Icon Books UK & Totem Books USA, 1999.


Maria do Rozário Fonseca

2 comentários:

  1. Seria interessante dar exemplos de "identidades comuns" que podem unir pessoas que têm identidades distintas.
    Quanto a cultura, é interessnte pluralizar o conceito: "culturas" específicas, locais, co-existem com a cultura global.

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo de "identidades comuns" que podem unir pessoas que têem "identidades distintas" é a faculdade, pois nela estão pessoas de várias culturas, etnias, religiões, costumes e pensamentos, unidas em um só fim, que é concluir o curso escolhido, sem que precisem desistir de suas próprias identidades.

    Maria do Rozário Fonseca

    ResponderExcluir