domingo, 4 de abril de 2010

TERCEIRA TAREFA DO PORTFÓLIO



Uma Ética para o Novo Milênio – Dalai Lama

Comentário:

O livro do Dalai Lama "Uma Ética para o Novo Milênio", fala sobre o homem contemporâneo e sua busca pela felicidade, que é algo essencial para o ser humano, só que as pessoas sempre estão em contato com a infelicidade. Dalai Lama fala sobre seu exílio depois da invasão do Tibet pela China e da infelicidade vivida por ele e por todo o povo tibetano, mas apesar de tudo, diz que a compaixão e o amor são as virtudes mais preciosas da vida, que por serem muito simples, são difíceis de serem colocados em prática e que só poderá ser plenamente cultivada à medida que se reconhece que cada ser humano é parte da humanidade e pertencente à família humana, independente de religião, raça, cultura, cor e ideologia. Para ele não há diferença alguma entre os seres humanos. Diz ainda que, sem amor, a sociedade humana encontra-se em situação difícil e iremos enfrentar grandes problemas no futuro; que o amor é o centro da vida e se percebemos a humanidade como sendo una e singular, iremos constatar que as diferenças são secundárias, que com atitudes de respeito e preocupação pelo próximo, provamos a felicidade. Só assim criamos a verdadeira harmonia e fraternidade. Diz ainda que cada um tente cultivar a paciência, modifique suas atitudes, pois as mudanças vêm com a prática e que a mente humana tem esse potencial e devemos aprender a treiná-la; não temos que abrir mão de todas as coisas e do conforto proporcionados pela sociedade tecnológica. Porém, é preciso moderar no uso dos bens materiais e que todas as pessoas têm algo em comum: são todas diferentes, e que melhorar o mundo é melhorar os seres humanos e a compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força para seguir em frente.

Nossa igualdade como seres humanos, consiste em que todos nós temos algo em comum: somos todos diferentes e que cada ser humano é parte da humanidade e pertencente à família humana, independente de religião, raça, cultura, cor e ideologia, não havendo diferença alguma entre os seres humanos.
A ética que deriva dessa igualdade comum é que para melhorar o mundo é necessário melhorar os seres humanos, pois melhorando os seres humanos, automaticamente, melhoraremos o mundo, e para isso, torna-se imprescindível, o uso da compaixão e compreensão da igualdade de todos os seres, pois a compaixão e o amor são as virtudes mais preciosas da vida, que por serem muito simples, são difíceis de serem colocados em prática. e que só poderá ser plenamente cultivada à medida que se reconhece a humanidade de cada um.

Maria do Rozário Fonseca

3 comentários:

  1. O Dalai Lama diz que além das diferenças, somos iguais, mas em que consiste essa igualdade, nos termos dele?
    Releia e busque essa resposta.
    O amor e a compaixão brotam da compreensão de nossa igualdade (nossa experiência comum) nos termos em que o Dalai Lama a descreve.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nos termos de Dalai Lama,o ser humano é básico,uma vez nascido assim, não se poderá mudar até a morte. Cada ser humano é parte da humanidade e pertencente à família humana.Todos somos feitos de carne, ossos e sangue e queremos a felicidade bem como evitar o sofrimento e todos temos direito a isso. e para ele é importante compreender a nossa igualdade e construir relacionamentos baseados na confiança mútua, na compreensão, no respeito e na solidariedade, independentemente de diferenças culturais, filosóficas ou religiosas pois cada um de nós é responsável por toda a humanidade.

    Maria do Rozário Fonseca

    ResponderExcluir