domingo, 4 de abril de 2010

Comentário sobre o texto cultura

Cultura é um conjunto de crenças,costumes,pensamento de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos da sociedade.
Tradicionalmente, as escolas,atavés do currículo elaborado pelo e para a classe dominante, tentam induzir os indivíduos a se adaptar a seus costumes. Entretanto isso tem mudado no sentido de serem levados em consideração os padrões culturais de todas as classes, etnias e crenças. Isso é um ponto positivo, visto que o papel primordial da educação é trocar conhecimentos com os educandos,levando em consideração as suas ideias.
O fato de existirem várias culturas no Brasil, apresenta-se como um desafio para os educadores,pois ainda há uma tendência a desvalorizar os costumes das minorias (como negros e homossexuais),mas é necessário que haja uma luta constante no sentido de tratar a todos com equidade, afinal todos são igualmente importantes.
Alenilda Araújo de Souza Procópio10913792

2 comentários:

  1. A mudança deve se dar a partir da escola.
    A escola deve adotar uma cultura comum? A crítica que se fez a essa proposta é que a escola adotava a cultura da classe dominante, expressa no currículo.
    Ou a escola deve ser multicultural?
    Será que a escola tem mudado, no sentido de serem levados em consideração os padrões culturais de todas as classes, etnias e crenças, como você diz?
    Um exemplo: quando entro em escolas públicas vejo crucifixos, retratos de Jesus ou de Maria, mas nem todos os/as estudantes são cristãos.

    ResponderExcluir
  2. A escola deve levar em consideração a cultura de cada educando, ou seja, se na escola há alunos de várias culturas ou etnias, a escola deve adotar uma postura multicultural. E ainda que todos os alunos pertençam a uma única cultura, as outras devem ser apresentadas a eles para que aprendam a respeitá-las caso se deparem com alguém diferente de si. A proposta é que a escola haja de tal maneira. Entretanto, infelizmente, ainda existe nas escolas a prática de se adotar a cultura da classe dominante, a saber: branco, cristão, heterossexual.

    Alenilda Araújo de Souza Procópio - 10913792.

    ResponderExcluir