sexta-feira, 2 de abril de 2010

Povo brasileiro I - Matriz tupi

No filme povo brasileiro I do antropólogo Darcy Ribeiro um dos temas retratado é a cultura indígena. O autor demonstra um enorme conhecimento sobre a matriz tupi e especifica cada uma.
Os tupi guaranis possui uma cultura muito diversificada e conheciam tudo a respeito de plantas e animais, além disso, usavam todo o seu conhecimento em benefício da sua sobrevivência. Os colonizadores encontraram referências deixadas pelos tupiguaranís, como o nome de rios e de regiões. Já os tupinambás foram os povos que tiveram mais contatos com os povos europeus. Sua principal característica era a dedicação a guerra, suas técnicas bélicas eram surpreendentes, além de praticarem o ritual da antropofagia, mas seus decendentes os urubus caapos não praticavam esse ritual. As tarefas eram divididas desde a infancia. A poesia, a dança a música e o vinho estavam presente na vida dos tupinambás.
Na cultura indígena o saber é transmitido para todos, ninguém se apropria do conhecimento em beneficio do poder político, sendo o chefe o representante da tradição e da cultura. Um fator importante é a herança deixada pelos indios frutos, ervas, trato, uso e o banho diário.
Alenilda araújo de souza Procópio 10913792

Um comentário:

  1. Sabemos pouco dos diversos grupos indígenas brasileiros, mesmo os da matriz tupi do litoral. Pelo menos sabemos que gostamos muito de banho, o que herdamos deles.

    ResponderExcluir