sábado, 1 de maio de 2010

Documentário Xingu

Comentário sobre Xingu

Xigun parte I documenta a velhice e a morte entre os povos do xigun. Demonstrando o respeito, a experiência e o modo de viver dos idosos, além disso, também retrata todo o preparo e ritual dos índios para homenagear os mortos. Entretanto, na parte II prossegue documentando a morte e a velhice dos povos do Xingu, porém destaca a homenagem que os índios guarup fazem aos mortos, assim como as danças de todas as aldeias e as lutas entre os povos do Xingu.

Assim sendo, Em o direito de viver, o documentário segue retratando o direito dos povos indígenas e principalmente dos povos do Xingu. Fala sobre o contato dos índios com os brancos e a morte de muitos índios por adquirirem doenças trazidas pelos brancos, além disso, também retrata a tecnologia dos brancos fascinando o povo do Xingu, pois os índios estão esquecendo sua tradição e sua cultura por estarem em contato direto com os brancos. No entanto, eles não desistiram de lutar pelo direito a terra, pois é na terra que eles a sua sobrevivência. E para finalizar, o documentário, encerra com o Povo Panará que pensa em fundar uma nova aldeia na qual só vivam pessoas que estejam dispostas a respeitar as velhas tradições, culturas e formas de viver.

Alenilda Araújo de Souza Procópio - 10913792

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Xingu aborda os costumes indígenas,o mododo como tratam a velhice,respeitando e pondo em prática as experiências dos mais velhos,os rituais de ida e morte.Trata também dos direitos dos povos indígenas ameaçados desde a "colonização" e juntamente à esta, a dizimação dos povos dos indígenas por causa das doenças trazidas pelos brancos.Um exemplo nítido está na aldeia dos kranakrôros,onde não existem velhos;morreram todos.
    O primeiro contato com esses povos se deu após a colonização com a expedição dos irmãos Vilas Boas e nos seus relatos conta que a delicadeza e a gentileza são traços marcantes,quebrando a nossa idéia de que os indíos são ariscos.
    O documentário vem nos mostrar que o progresso do índio é devido aos brancos.o mododo de vida dos brancos modificou o modo de vida dos índios.Essa aculturação também é vista como negativa por degenerar a cultura indígena.Os índios querem uma porção de coisas que os brancos tem,mas a mais importante e aquela que relamente não dizima;pelo contrário,a faz crescer é o direito à terra.O branco a quer para devastação,o índio por sua vez para restauração daquilo que lhes faz viver/sobreviver,ele precisa de espaço para ser verdadeiramente índio(não sendo,pois,acomodados como os brancos dizem ser) e para isso é importante que eles tenham a demarcação de suas terras,para que não haja mais invasões.A FUNAI,poderia ajudar se não recebesse pressão política,mas não é o que aontece.
    Em suma,a preservação dos direitos dos índios tem que ter a mesma valia que os direitos dos brancos e talvez até mais pelo fato deles estarem em menor quantidade cada dia mais.se todo esse processo de "aculturação" continuar devastaremos os resqícios da nossa história!

    Christiane Cely F. Melo- 10926191

    ResponderExcluir