quinta-feira, 6 de maio de 2010

Segunda tarefa do portfólio - Comentário dos artigos

ARTIGO - IDENTIDADE NEGRA

Autora: Nilma Lino Gomes – doutora em Antropologia Social pela USP e professora do departamento de administração escolar da faculdade de Educação da UFMG.
Segundo Nilma, “A formação de professores tem sido uma preocupação constante no campo da educação. Estamos diante do desafio de analisar a produção acadêmica existente sobre relações raciais no Brasil e discutir quais aspectos dessa produção devem fazer parte dos processos de formação dos docentes.” (p. 169)

ARTIGO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE CUTURAL

Autora: Ana Canen – professora Adjunta da Faculdade de Educação e Pesquisa do PROEDES da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Segundo Ana Canen, “No Brasil a escola aparece ligada a reprodução das desigualdades socioculturais, não restando espaço de transformação dentro do cotidiano das práticas educativas.” (p.211)

Percebe-se que nos dois artigos há uma grande preocupação em relação a cultura e a educação. Ambas relatam que é necessária, urgentemente, uma formação docente adequada no Brasil, visando valorizar o multiculturalismo, afinal, somos um país miscigenado, cheio de belas culturas que precisam e devem ser valorizadas e respeitadas. A cultura é a essência de um povo, corre em suas correntes sanguíneas. Está presente no cabelo, na maneira de andar e vestir. Cultura é vida e a vida deve ser cuidadosamente preservada.
O que seria do mundo se o houvesse uma só cultura? O que seria da humanidade se todos fossem só brancos ou só negros? O que seria da vida se não existissem as cores? Com certeza seria uma verdadeira monotonia, não haveria o diferente, seria tudo igual. Que graça teria?
Cultura é vida e vida é pra ser vivida.

Alunas: Maria Luisa Lira de Araújo
Márcia Lopes Silva de Farias

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