quarta-feira, 5 de maio de 2010

O povo brasileiro

O filme O Povo Brasileiro 1 remonta as origens do povo brasileiro. Destacam-se os povos formadores de nossa nação. A figura do indígena, como primeiros habitantes do Brasil nos atrai, como um povo belíssimo, de cultura rica e complexa, e que tanto pode nos causar pena, quanto admiração e medo.
Este filme nos faz refletir nas raízes da nossa gente, em nossa cultura e na visão que cada povo tem de si mesmo. No modo como cada um lida com as diferenças existentes em nosso país, e no fato de que, mesmo sendo um povo tão misto, todos se comportam como um só povo.
Me chamou muito a atenção, em um momento do filme, a fala de Darcy Ribeiro, quando este, ao se referir aos primeiros habitantes do Brasil, afirma que: "... a vida era para se viver..."
Aqueles primeiros moradores do Brasil conheciam muito bem a terra em que viviam. E, a propósito, viviam plenamente, sem necessitar de tecnologia e de outras ferramentas de mil e uma utilidades ,indispensáveis hoje em dia. Eles mesmos conseguiam confeccionar, com detalhismo e perfeição, as ferramentas que precisavam para sobreviver.
Viviam em harmonia, sem a necessidade de ordens, mas quando surgiam inimigos eram terríveis para com eles, chegando a comer sua carne como vingança ou crença na obtenção de sua inteligência e força. Esse povo tinha como maior herança o viver integrado à natureza.
Quando nos deparamos com o português, entramos em outro mundo. Percebemos que era um povo formado por gente de diferentes funções: haviam mercadores, artesãos e antigos camponeses de etnias variadas, todos falando árabe. Sua cultura era uma mistura da cultura de várias nações. Trouxeram para o Brasil, entre outras coisas, a escravidão.
A África possuía um povo muito diferente do português. Não possui até hoje uma sociedade homogênea. Muitos dos negros que chegaram ao Brasil vieram da África e de vários lugares do mundo. Os negros trouxeram muitas contribuições para a cultura do Brasil. Um dos primeiros povos foram os Bantos. Este povo produzia belos objetos de cerâmica; praticavam agricultura e criavam gado. Consideravam o ferro um instrumento sagrado. Suas crenças eram, tanto no visível quanto no invisível. Cultuavam deuses e reverenciavam os antepassados com a intenção de que estes os trouxessem bençãos e muitos benefícios. Cada região possuía o seu deus. Eram antropocêntricos.
Os africanos eram divididos em escravos e senhores de escravos. Sua arte era baseada na pessoa, na comunidade, na natureza e na criação. Também se inspiravam no sofrimento do seu povo, na exploração, em sua história e tradições, valorizando muito mais o espiritual.
Portanto, pudemos observar que a cultura brasileira herdou muito e tem fortes raízes tanto do africano, quanto do português e do indígena. E como é interessante saber, que hoje, em meio a toda a tecnologia e modernidade, existe, em cada um de nós, independente da tribo que pertencemos, um pouquinho de cada um desses povos formadores do nosso país.
LUZIMEIRE MEIRELES MALAQUIAS

Um comentário: