quinta-feira, 20 de maio de 2010

4ª TAREFA DO PORTFÓLIO - PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
PERÍODO 2010.1
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
PROFESSORA: MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO


PESQUISA FEITA EM UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB.

TEMA: MULTICULTURALISMO - PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: Uma abordagem do racismo e da homofobia.


Nome das alunas pesquisadoras:

Kássya dos Santos da Silva – 10923702 e Maria do Rozário Fonseca Azevedo - 10926411.


ANALISE DO QUESTIONÁRIO

Data de preenchimento: entre 04 e 08 de maio de 2010

Hora do preenchimento: entre 03:00 ás 16:20 minutos
O objtivo desta pesquisa é detectar as diferenças e desigualdades sociais e culturais que afetam as relações escolares, a gestão, o ensino e aprendizagem quando, na escola estas diferenças são utilizadas para discriminar, humilhar, inferiorizar. Utilizar o espaço escolar como um ambiente ponderado e que tenha compreensão das relações entre os diferentes, é muito complicado, mas possível. As diferenças culturais e sociais podem nos levar a construção de uma pessoa mais justa e menos discriminadora. Infelizmente o que observamos é que a escola ainda não sebe o caminho que deve seguir, o que ensinar e qual o projeto cultural e social que deve desenvolver. Passamos agora a apresentar o resultado da nossa pesquisa, feita em uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba - Brasil.

Resultado das perguntas realizadas:

QUAL O SEU SEXO: masculino: 4 pessoas, sendo 03 professores e 01 secretário e, feminino:15 pessoas, sendo 12 professoras, 02 cozinheiras e 05 inspetoras.

Identificação:

QUAL A SUA IDADE: de 18 á 56 anos

Faixas etárias:
Menos de 20 anos: 02 pessoas
De 21 a 30: 06 pessoas
De 31 a40: 04 pessoas
De 41 a 50: 03 pessoas
Mais de 50: 04 pessoas

Qual o Curso de graduação que você cursou ou cursa?

pedagogia, economia, letras, jornalismo, geografia, psicopedagogia, direito,comunicaçãosocial, artes, contabilidade, música e artes cênicas. Sendo que 12 possuem formação superior e 07 ainda não possuem formação superior.

QUAL A SUA RELIGIÃO?
Católica-10 pessoas, evangélicas-04 pessoas, cristã-02 pessoas, culto-afro-01 pessoa, espírita-01 pessoa, sem religião-01 pessoa.

QUAL A COR DA SUA PELE: parda-11 pessoas, branca-5 pessoas, negras-3 pessoas.

QUAL A COR DA PELE, QUE VOCÊ MAIS ADMIRA?

Morena-7 pessoas, branca-3 pessoas, parda-2 pessoas, mulato-1 pessoa, negro-4 pessoas, sem preferência-3 pessoas.


VOCÊ SE CONSIDERA RACISTA?

Sim-1 pessoa, não-18 pessoas.

NO CASO DE AFIRMATIVO, EXPLIQUE O PORQUÊ.

‘’Eu não gosto e não chamo ninguém de negro’’

Essa afirmativa só nos confirma a realidade de algumas falas existentes dentro de uma escola pública, e tendo um ponto fundamental para ser observado, que a pessoa que respondeu essa questão é uma educadora, nas pesquisas que realizamos sobre o racismo, encontramos depoimentos contrários sobre o qual conhecemos nesse momento onde alunos e professores falam sobre seu apoio as lutas contra o racismo, trabalhando dentro da própria escola os temas que levam aos seus alunos respeitarem seus colegas negros, como exemplo temos a: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, que realizou um trabalho que envolveu funcionários, professores e alunos da instituição de ensino, em Vila Monte Cristo, 2004.

Obs. Quem respondeu que era racista faz parte da faixa etária onde pertencem pessoas com mais de 50 anos, de cor branca, religião católica e do sexo feminino. Os demais fazem parte das variadas classificações que distinguem de um grupo de pessoas para outro, existentes no presente formulário de pesquisa.


QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE AS PESSOAS QUE GOSTAM DE PESSOAS DO MESMO SEXO?

14 pessoas responderam que são favoráveis e 05 pessoas responderam que são contra as pessoas que gostam de pessoas do mesmo sexo.

Obs. as pessoas que se dizem contra a homossexualidade fazem parte das faixas etárias com mais de 31 anos, fazem partem da religião evangélica, são do sexo feminino e as cores de suas peles variam entre brancas e negras.

NA SUA FAMILIA, EXISTE ALGUM HOMOSSEXUAL?

08 Pessoas responderam que sim e 11 pessoas responderam que não.


SE POSITIVO, CITE O QUE VOCÊ ACHA DISSO.

Algumas citações das respostas dadas:...’isso é uma aberração!’
...’tristeza na alma!’
...’engraçado totalmente errado.


“Mais uma vez podemos observar através das falas dos entrevistados como é forte o preconceito contra os homossexuais, e por pior que seja isso está acontecendo dentro de uma instituição de educação pública onde os professores formam as opiniões ou fazem com que seus alunos coloquem em prática aquilo que está sendo estudado e passado dentro de uma sala de aula. Mas, isso só não está acontecendo nesse local onde foi feito essa pesquisa, em várias outras instituições como escola ou não, pudemos observar que isso acontece na maioria das escolas dentro ou fora do Brasil. Observemos essa citação de um dos artigos levantados pela dupla em observação pelos assuntos discutidos, ‘’... Professores, afirmaram não ter informações suficientes para lidar com o tema da homossexualidade... ’’. (Brunna Rosa, abril, 2009).


VOCÊ TEM ALGUM AMIGO OU AMIGA HOMOSSEXUAL?

13 pessoas responderam que sim e 06 pessoas responderam que não.

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A HOMOXESUALIDADE?


Algumas citações de algumas respostas dadas:...’pessoas que tornam homossexuais.
Para agredir a família!’ ...’demônio puro!’

“Isso é o que podemos ver não só na escola mais sim em outros grandes grupos sociais como a igreja, família, e outros. Com pesquisas podemos ver que isso pode ser encontrado em outras pesquisas recentes sobre o assunto discutido, onde vemos um bom número de pessoas colocando de forma realista o que acha sobre o homossexualismo, o triste é que muitas vezes falam mal desse grupo de pessoas por puramente não conhecerem a realidade dos fatos, só aumentando a desigualdade entre as pessoas e fazendo crescer mais ainda as rivalidades entre um grupo social e o outro, acrescentando podemos ler uma citação que foi tirada de uma pesquisa realizada aqui dentro do Brasil:
‘‘... Os dados do levantamento evidenciam como se mantêm – e até mesmo se ampliam – os preconceitos e a homofobia na sociedade. Para se ter uma idéia, 25% dos alunos não gostariam de ter um homossexual entre seus colegas de classe, enquanto 35% dos pais e mães dos alunos não gostariam que seus filhos tivessem homossexuais como colegas de classe... ’’. (Brunna Rosa, abril, 2009).


SE VOCÊ PUDESSE ESCOLHER A CLASSE SOCIAL QUE FARIA PARTE, QUAL SERIA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.


10 pessoas responderam que gostariam de participar da classe alta da sociedade; 07 pessoas responderam que estão satisfeitas na classe social a que pertence e 02 pessoas não quiseram responder.
Não foi apresentada nenhuma justificativa para as respostas acima.

DESCREVA UM HABITO QUE VOCÊ ACHA ESTRANHO E QUE VOCÊ É CONTRA.

Pessoas mal educadas, pessoas que falam alto, pessoas que jogam lixo no chão, preconceito com os pobres, o fumo, pena de morte, racistas, homofobia, mutilação genital, hipocrisia e desonestidade.

Concluimos que uma parte de pessoas que respondeu essa entrevista diz ter respeito por pessoas que são ditas “diferentes” da conduta de padrões feita pela sociedade em si, mais que sempre existirá um outro grupo que possui preconceito e não aceitará essa mudança na sociedade, tanto na cor, devido a existência daqueles que acham que o negro sempre será o servente e não o patrão, e aqueles que só aceitam a união de duas pessoas de sexos diferentes para formarem uma família padrão, como manda as normas da sociedade em que vivemos.Triste realidade, pois boa seria a felicidade conjunta dos seres humanos, onde o respeito ao outro fosse um dos requisitos fundamentais para todos nós, independente de cor, sexo, raça, religião, etnia, poder social, etc.
O preconceito nem sempre vem acompanhado de uma agressão e em sua maioria são as maneiras sutis, que comprovam a sua existência no subconsciente do individuo, o que gera a ilusão de um convívio harmônico com as diferenças. Ele afeta a própria consciência do indivíduo, devido o mesmo se vê refletido na imagem preconceituosa apresentada, cumprindo o seu papel, mobilizando sentimentos de fracaso e impotência e impedindo o indivíduo de se sentir autoconfiante baixando sua autoestima.
Uma das conseqüências do preconceito para os alunos, é a dificuldade de se relacionar com outros alunos e professores, levando-o a atitudes de competição, agressão e violência na escolar e fora dela, bem como ao comprometimento do senso crítico e ético, ao sentimento de inferioridade e/ou superioridade, o seu potencial de aprendizagem pode ser comprometido e também pode haver o fracasso escolar.
Devido o preconceito atingir todas as classes sociais, as consequências são sentidas por toda a sociedade uma vez que, a existência de racismo, precon­ceito e discriminação cultural na sociedade e no cotidia­no escolar prejudica, direta ou indiretamente, todos os indivíduos. Os preconceitos de gênero, etnia, a extensão social e cultural no cotidiano escolar, deixam cicatrizes para todos. Alunos que frequentam ambiente escolar preconceituoso levam o preconceito para suas famílias, seu circulo de amizades, seu trabalho, enfim vinculam o preconceito as suas vidas.
Ao permitir através de ação ou omissão o preconceito no ambiente escolar, se está formando indivíduos preconceituosos, e a perpetuação de ideologias racistas, a permanência das desigualdades sociais e culturais, a violência no espaço escolar, são algumas das conseqüências que a sociedade suporta.
Devido o indivíduo não ter conhecimento das consequências causadas pelo preconceito, ele fica pasivo ao mesmo, o que gera várias consequências relacionadas a atos discriminatórios tais sejam: depressão, agressividade, desvios de comportamento, formação debilitada da identidade, baixa autoestima e dificuldade de aprendizagem. Por estes motivos, como formadora de cidadãos, a escola que é um ambiente social interativo, precisa tomar atitudes no intuito de formar cidadãos capazes de respeitar as pessoas e suas difenças.
Cabe a instituição escolar, aos professores e a sociedade, partes diretamente afetadas, reavaliar os impactos futuros dos preconceitos e da desciminação e preparam-se para a educação ampla onde todos são iguais, apesar das diferenças.

Observações importantes:

Foram entregues 30 formulários, mas só 19 foram respondidos.

Referências dos artigos levantados:

MARIMON, Dirlene. et.Educação anti-racista no cotidiano escolar:Cultura Afro-brasileira e Africana,2004.

ROSA, Brunna. Homofobia na sala de aula. Fórum, Abril, ed.73.2009

LARAIA, Roque de Barro (2005) Disponível em flaviapb@msn.com. Acesso em 15 mai 2010.










João Pessoa-PB, Maio de 2010

Um comentário:

  1. INICIALMENTE QUERO PARABENIZÁ-LAS PELO TRABALHO. VENHO APENAS DESTACAR AS GRANDES CONTRADIÇÕES POSTA PELOS SUJEITOS PESQUISADOS, POIS ENQUANTO UMA PEQUENA PARTE AFIRMA TER PRECONCEITO RACIAL, A OUTRA GRANDE PARTE AFIRMA TER PRECONCEITO COM ORIENTAÇÃO SEXUAL, OU SEJA, OS SUJEITOS PESQUISADOS SE POSICIONAM DE FORMA INICIAL COMO "DEFENSORES DAS DIFERENÇAS" E QUEBRAM ESSA POSIÇÃO AO LONGO DO QUESTIONÁRIO, ISSO ME LEVA A CRER QUE OS PESQUISADOS NÃO TÊM AINDA UMA ACEITAÇÃO DA DIVERSIDADE EXISTENTE, POSSÍVELMENTE POR NÃO CONHECEREM SOBRE OS ASSUNTOS EM QUESTÃO. BEM SABEMOS QUE EM NOSSA REALIDADE O PRECONCEITO E A DISCRIMIAÇÃO EXISTEM SILENCIOSAMENTE NA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, ISSO É PERCEBIDO PELAS DIVERSAS CHACOTAS CONTRA AS MINORIAS, BEM COMO AS BRINCADEIRAS E ATÉ MANIFESTAÇÕES BEM EXPLÍCITAS. TENHO COMO OPINIÃO QUE É INADIMISCÍVEL UM EDUCADOR CONTEMPORÂNEO NÃO CONHECER AS DIFERENÇAS E NÃO TRATÁ-LAS COMO TEMA RELEVANTES PERANTE SUA PRÁTICA DOCENTE, POIS CONSIDERO OS EDUCADORES COMO ESPELHO PARA NOVAS GERAÇÕES, E, INDEPENDENTE DE POSIÇÃO SOCIAL, RAÇA/ETNIA, ORIENTAÇÃO SEXUAL E PRINCIAPALMENTE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA, OS EDUCADORES TEM O DEVER DE MOSTRAR E NÃO NEGAR A DIVERSIDADE EXISTENTE DENTRO DE UMA CULTURAL.

    FRANCISCA JOCINEIDE

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