terça-feira, 4 de maio de 2010

Comentário sobre o livro Dalai Lama "Uma ética para um novo milênio"

O livro vem retrata como cada uma de nossas ações conscientes e, toda a nossa vida podem ser vistas como resposta à grande pergunta que desafia a todos: "Como posso ser feliz?
Criamos uma sociedade em que as pessoas acham cada vez mais difícil demonstrar um mínimo de afeto aos outros. Em vez da noção de comunidade e da sensação de fazer parte de um grupo, encontramos um alto grau de solidão e perda de laços afetivos. O que gera essa situação é a retórica contemporânea de crescimento e desenvolvimento econômico, que reforça intensamente a tendência das pessoas para a competitividade e a inveja. E com isso vem a percepção da necessidade de mande as aparências, por si só uma importante fonte de problema, tensão e infelicidade .

Só o amor a compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia - trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.


Aluna: Maria Aparecida Rosa de Andrade
Matricula:10923696






Um comentário:

  1. POSSÍVELMENTE, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR PODERIAM RESOLVER O PROBLEMA DA INFELICIDADE PROVOCADO PELO CAPITALISMO, SE OS MESMOS NÃO FOSSEM APENAS UM "APARELHO IDEÓLOGICO DO ESTADO" QUE TEM FINALIADE DE MANTER NO PODER O IDEARIA BURGUÊS. MAS PARA QUE ISSO MUDE SERÁ NECESSÁRIO UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO NA (IN)CONSCIÊNCIA DA GRANDE POPULAÇÃO, BUSCANDO UMA REVOLUÇÃO DE IDEIAS E AÇÕES FAVORÁVEIS A TODOS E NÃO APENAS A UMA PEQUENA PARTE.

    FRANCISCA JOCINEIDE

    ResponderExcluir