quinta-feira, 13 de maio de 2010

Xingu I e II

Xingu I é um interessante documentário sobre a identidade do povo Xingu. Faz referência ao respeito que se tem pelos mais velhos e suas crenças com relação à morte.
O povo Xingu é um povo muito belo, que vive arraigado às suas tradições. Os mais velhos recebem muito respeito de todos da tribo, pois a eles são atribuídos muita sabedoria adquirida pela sua história de vida. Esta sociedade não abandona o idoso, como faz o homem branco, pelo contrário, coloca-o numa posição de destaque, cuidando dele e fazendo com que se sintam importantes e amados, permanecendo em suas ocupações mesmo na velhice.
Destaca-se o respeito que existe também para com os mortos, nos rituais que são feitos para homenageá-los e a crença de que todos vão para o céu após a morte.
Xingu II fala sobre o direito desse povo à terra. Há históricos que comprovam que há mais de vinte anos o homem branco ameaça o território indígena, na tentativa de explorá-lo ao máximo para extrair-lhe riquezas. O habitantes xingus fazem de tudo para defender o que lhes pertence, chegando a matar e morrer por ele, pois acreditam que se suas terras forem tomadas, eles nunca se adaptariam ao modo de vida do branco, e que passariam a viver à margem da sociedade, sem nenhum meio de sobrevivência e sem dignidade.
Quanto à introdução do progresso que vem do branco, nas aldeias Xingu estão todos divididos. Para os estes índios a única vantagem trazida pelo homem branco é o remédio do branco, que cura as doenças que o próprio branco trouxe para o meio deles. Não aceitam mudanças, nem a introdução de elementos do branco em sua cultura. Para alguns índios, a adoção de instrumentos do branco em suas tribos causaria mudanças significativas, podendo alterar o seu modo de vida a ponto de até perderem sua verdadeira identidade. Já para os mais jovens, muitos dos elementos do branco, como por exemplo, a bicicleta, seriam de grande utilidade para os índios, pois os auxiliaria grandemente em seus trabalhos diários.
Os índios do Xingu amam seu modo de vida, suas danças, crenças e sua liberdade. Possuem suas técnicas de sobrevivência numa terra que, por enquanto é só deles.
É preciso que esta cultura seja respeitada ou mais esse povo indígena será extinto e ficará apenas na história.

LUZIMEIRE MEIRELES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário