domingo, 16 de maio de 2010

Do Luto À Luta

O documentário "Do Luto À Luta", fala dos portadores da Síndrome de Down, que antigamente eram conhecidos como "magoloídes", eles têm uma má-formação genética, que acarreta problemas físicos e mentais. E também mostra relatos das famílias que tem filhos com síndrome de dawn, eles contam as dificuldades de aceitação da doença, como diz um pai entrevistado: “Foi um susto”, não queria acreditar.
Ter uma criança com síndrome de down, é muito especial, pois ensinamos e aprendemos dos os dias com elas, como relata um pai que fala “que não sabe como seria ter um filho “normal” sem síndrome. Uma das grandes batalhas é a integração da criança na escola, pois o existe um preconceito muito grande com relação a estas crianças, como relata uma mãe “conta que a professora mandava ela chegar mais cedo e pegar a filha também mais cedo para o os pais das outras crianças não vice que ali estudava um criança com síndrome de down.
A vida de uma pessoa com Síndrome de Down requer alguns cuidados especiais, mas nem por isso é limitada, é possível que elas se adaptem à sociedade e levem uma vida praticamente normal, pois eles estudam, trabalham, praticam esportes e se amam e se casam.




Aluna: Márcia Lopes Silva de Farias

Um comentário:

  1. "Do luto à luta" é um filme muito tocante que nos quebra aquela idéia de que portadores da sindrome de de down(doença genética) são deficientes no sentido de incapacitados.Porém,pode-se ver que eles,por vezes são mais capacitados do que nós,vulgo normais.Eles são mais dotados de sentimentos bons,aqueles os quais são capazes de transformar o mundo.Vejo que não são estes que são doentes,mas sim os "normais",que vêem essa síndrome como uma doença por causa do preconceito que nos cega a ponto de não percebermos que os downs,bem como nós são capacitados a estudar,trabalhar,praticar esportes radicais,amar,formar uma familia e/ou viverem sozinhos conforme a vontade de cada um,resumidamente ter uma vida normal.por que do luto à luta?a priori,a notícia de ter um filho down nem sempre é esperada e tão ligeiramente aceita e por isso os pais comummente ficam de "luto" pela frustração de não terem uma criança "sadia",mas para os que aceitam conviver e amar "esse defeito" saem do luto para a "luta" de inserir dia após dia seu filho numa sociedade menos injusta,mais igualitária,quebrando aos poucos os paradigmas criados por nossas mentes e consequentemente modificando nossas atitudes.



    por: Christiane Cely Fernandes de Melo-10926191

    ResponderExcluir