domingo, 30 de maio de 2010

Dalai Lama- Uma ética para um novo milênio

Dalai Lama, homem repleto de paz espiritual. Apesar de ter passado por dificuldades e sofrimentos, não deixou que os mesmos interferissem em sua vida. Ele é um exemplo de que, mesmo nos dias de hoje, podemos ter paz interior, pois, nem mesmo o refugio tirou-lhe a liberdade. Sua maneira de ver o mundo e o respeito pela diversidade de religião é impressionante. Seu senso de responsabilidade pela humanidade é puramente fruto da dignidade de um ser humano preocupado com o bem-estar do outro e do mundo em geral, independente de religião. Para Dalai Lama, seja qual for a religião, ela poderá proporcionar êxitos aos seus seguidores. Na sua visão, a ética e a prática espiritual caminham juntas na formação das ações sadias dos seres humanos. Percebe-se que a ética e a religião são essenciais em sua vida, as quais lhes proporcionam uma percepção de como deveriam ser as atitudes corretas da humanidade.
Podemos observar que para uma boa parte dos seres humanos a ética é: o quanto pode se pagar por algo; é a posição que o indivíduo ocupa na sociedade; é o “salve-se quem puder”. Os valores materiais são mais importantes que os valores morais. É preciso que a humanidade siga um caminho eticamente correto, onde a preocupação e o respeito sejam mútuos, visando a felicidade de todos.

Aluna: Maria Luisa Lira de Araújo
Matricula: 10926176

Um comentário:

  1. Maria Luísa, acredito que a maioria das pessoas nunca irão se importar com o outro. Algumas pessoas "se importam" para ganhar status de bondade, mas no fundo fazem isso quase forçadamente.Outras realmente fazem por amor. O mundo seria, com certeza, muito mais feliz se as pessoas se respeitassem e amassem uns aos outros.

    Rebeca Ferraz.

    ResponderExcluir