quinta-feira, 25 de março de 2010

Primeira tarefa do portifólio

Comentário sobre o filme Tapete Vermelho:
O filme Tapete Vermelho conta a história de um caipira chamado Quinzinho que deseja muito que seu filho Neco assista ao filme do Mazzaropi, para cumprir uma promessa que fez a seu pai. Ele vai em busca do sonho com seu filho Neco, sua esposa Zumira e com seu burro Policarpo, passando por várias situações difíceis, como por exemplo, quase perde seu filho. No final ele consegue o seu objetivo apesar das adversidades, e volta com sua família para sua terrinha.

Comentário sobre o filme Cidade de Deus:
O filme Cidade de Deus mostra a história da favela que dá nome ao filme, mas também conta a história de dois meninos – Buscapé e Dadinho/Zé Pequeno durante a ocupação do conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Enquanto Buscapé consegue resistir ao apelo de se tornar bandido e vira fotógrafo, Dadinho/Zé Pequeno se transforma no mais temido bandido do Estado. Tudo se passa no início dos anos 70, mostra o nascimento do bairro (favela), que nem ao menos possui ruas asfaltadas e condições de vida satisfatórias oferecidas pelo Governo, onde criminosos fazem pequenos assaltos, recebem ajuda dos moradores locais e onde, apesar das constantes rondas da polícia, pode-se jogar futebol tranquilamente. E nesta época que, além de Buscapé, somos apresentados ao Trio Ternura, os “bandidos mais perigosos do Rio de Janeiro”, e também a dois meninos que terão papel fundamental na trama: Bené e Dadinho. No fim dos anos 70 e início dos 80, mostra como era o tráfico local da favela. É quando surge Zé Pequeno, que rapidamente assume o controle de praticamente toda a Cidade de Deus. Muito violento, Zé Pequeno constantemente entra em conflito com Bené (cenoura), com quem divide o controle da favela. O confronto entre ambos é inevitável, é quando acontece a guerra, então deflagrada. Além de mostrar cenas chocantes e muitas vezes extremamente violentas, essa é uma tentativa realmente de mostrar a realidade do tráfico nas favelas, mesclando tais seqüencias com outras em que utiliza a fina ironia do humor negro com seu modo de se vestir. A violência reina na favela e até as crianças são obrigadas a matar virando aprendiz de bandido. A Cidade de Deus passa a ser terra de ninguém um verdadeiro cenário de guerra. Portanto, a favela tornar-se gueto social, fértil para os negócios das drogas. A criminalidade nas favelas do Rio de Janeiro gera a verdadeira guerra civil urbana é a crua realidade social brasileira.

Grupo: Márcia Lopes Silva de Farias - 10923691
Maria Luísa Lira de Araújo - 10926176
Keylla Mascena Gomes - 10926187
Késsya Mascena Gomes - 10926171

Um comentário:

  1. Sobre Tapete Vermelho: o que vocês poderiam dizer sobre as diferenças entre a cultura do campo representada por Quinzinho e a cultura da cidade? O que esse filme nos faz refletir sobre diferenças culturais?

    Sobre Cidade de Deus: faz tempo que assisti o filme, mas lembro de duas coisas marcantes: uma é massacre realizado por Zé Pequeno num motel, quando ainda criança; outra é que apesar de violento e desprovido de compaixão para com todas as pessoas, Zé Pequeno tinha um amigo, era capaz de alimentar uma amizade, de amar... O que vocês acham disso?

    ResponderExcluir