segunda-feira, 29 de março de 2010

Comentário do filme O Povo Brasileiro

Tendo o brilhante Darcy Ribeiro em sua autoria, esse documentário aborda as origens dos três povos formadores do cidadão brasileiro: indígenas, portugueses e africanos.
Matriz Tupi: os brasis(os primeiros nativos indigenas eram assim chamados) eram classificados conforme a línguagem em: Macro-Jê, Macro-Tupi, Arawak e Karib. Em 1500 formavam um grande número de índios; distribuídos pelo Paraná, Uruguai e Paraguai.
Os índios conheciam a natureza em detalhes, não eram uma nação, mas sim um povo tribal. Viviam em aldeias e cada tribo tinha uma unidade distinta. Eles sabiam fazer tudo o precisariam para sua sobrevivência.
Os Tupinambás(que tiveram mais contato com os europeus) se dedicavam a guerra e a festa. Acreditavam na vida após a morte, o conhecimento era passado dos mais velhos para os mais novos e havia divisão de tarefas entre homens e mulheres.
Por fim, dos índigenas herdamos técnicas, frutos, árvores, o ato do banho diário e- o mais importante a consciência de que o homem pode viver em harmonia com a natureza.

Um comentário:

  1. Qual diferença entre povo e nação?
    Os indígenas eram "um" povo, mas não uma nação?
    Herdamos mesmo essa consciência de que podemos viver em harmonia com a natureza? O desmatamento segue veloz na Amazônia, onde ainda há grupos indígenas.

    ResponderExcluir