quarta-feira, 24 de março de 2010

O POVO BRASILEIRO – DARCY RIBEIRO

MATRIZ TUPY

Nesta obra Ribeiro mostra como se deu a formação desse novo povo, mostrando a cultura de cada matriz formadora do mesmo, em seguida aponta os resultados da mistura dessas matrizes que ele chama de “povo brasileiro”. Trataremos aqui de uma dessas matrizes.
Sabemos que o Brasil não começou a se formar apenas a partir da chegada dos portugueses, antes mesmo desse fato já existia vida e uma organização social nessas terras, a indígena, é certo que primitiva em relação à cultura européia, mas tão importante para a formação do novo povo quanto as demais. Nessa organização havia, como em outras, a divisão do trabalho, a transmissão do saber e até as guerras entre as tribos. O trabalho era feito apenas para a sobrevivência dos nativos, não visavam acumular o resultado do mesmo, pois sabiam que não poderiam dominar as terras porque, segundo sua crença, ela pertencia aos deuses (espíritos) que a concediam para sua sobrevivência. Enquanto os homens caçavam, pescavam, produziam armas e material de trabalho, as mulheres cuidavam da alimentação e da fabricação de utensílios de uso pessoal e comunitário, como adereços e material de uso doméstico. Segundo o autor, existiram várias tribos nessas terras, as mesmas guerreavam entre si para que não houvesse dominação de uma sobre a outra.
Em relação à transmissão do saber, desde criança os índios eram ensinados a exercer tarefas exclusivas, onde os pais ensinavam os meninos o seu ofício e as mães instruía as meninas. As pessoas mais velhas repassavam para os mais novos as suas experiências e as de seus antepassados, sobre de como deveriam viver e ensinavam sobre os deuses (espíritos) e como deveriam servi-lo. É importante destacar que o saber era obtido por todos, retrata o autor, para que não houvesse disputas políticas e de dominação. Faziam também suas festas em adoração aos espíritos e aos ritos de passagem, utilizando-se de objetos, muita dança e músicas apropriadas. Esse é um pequeno retrato de uma das matrizes formadoras do nosso povo.


Francisca Jocineide Costa e Silva e Rebeca Ferraz de Souza



Obs: Amanhã colocaremos o comentário do filme Ôrí!

4 comentários:

  1. GENTEEE...AINDA TEM MESMO O QUE COMENTAR?


    O FILME O POVO BRASILEIRO DE DARCY RIBEIRO NOS APRESENTA AS DIFERENÇAS E IGUALDADES ENTRE OS POVOS ÍNDIOS E NEGROS.

    PARTE I

    OS ÍNDIOS ,A PRIORI ,VIVIAM EM TRIBOS FECHADAS ,E COM ESSA RESTRIÇÃO NÃO HAVIA FURTOS.TINHAM GRANDE LIBERDADE COM RELAÇÃO AO SEXO E A SEXUALIDADE,PORÉM NO CASO DE ADULTÉRIO POR PARTE DA MULHER ISSO PODERIA TERMINAR EM MORTE.NÃO EXISTIA O USO DE PRONOMES POSSESSIMOS (MINHA MULHER,MINHA LOCA,MEU FILHO),A PROPRIEDADE ERA UM BEM COMUM,AS TAREFAS DENTRO DA ALDEIA ERAM BEM DIVIDIDAS, MAS NÃO QUE ELAS FOSSEM OBRIGAÇÕES,NINGUÉM,NEM MESMO O CHEFE TINHA PODER DE MANDAR,ELE ERA VISTO APENAS COMO UM SÁBIO REPRESENTANTE DAS DIVINDADES,UM SONSELHEIRO.NA ALDEIA O TRABALHO E A ARTE ESTÃO SEMPRE INTERLIGADOS.PRODUZIR EQUIPAMENTOS PARA GUERRA REQUER CRIATIVIDADE E LÓGICA.O CONHECIMENTO ERA PASSADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO,NÃO ERA USADO PARA FINS POLÍTICOS E TODA ESSA LIBERDADE, JUNTAMENTE COM A CRIATIVIDADE E OS CONHECIMENTOS LÓGICOS FAZIA COM QUE O ÍNDIO FOSSE AUTO-SUFICINETE,CAPAZ DE PRODUZIR SEU SUSTENTO.
    OS ÍNDIOS SE DEDICAVAM ANTES DE MAIS NADA A FESTA E A GUERRA,ACREDITAVAM NA VIDA APÓS A MORTE.MUITOS DESSES ELEMENTOS FAZEM PARTE DA NOSSA CULTURA.O MODO COMO NOS SENTAMOS,NOS VESTIMOS,FESTEJAMOS E CREMOS NA VIDA APÓS A MORTE TAMBÉM FORAM ADERIDOS PORNÓS E USADOS NO NOSSO COTIDIANO.MAIS UMA VEZ PROVAMOS QUE A NOSSA HIPOCRISIA NOS CEGA A QUNDO DIZEMOS QUE SOMOS UNO,UM POVO SÓ,IGUALITÁRIOS...ILUDE-SE QUEM ACREDITA NISSO.
    O FILME TRATA TAMBÉM DOS AFICANOS NO QUESITO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL,MOSTRA QUE A SOCIEDADE AFRICANA SEMPRE FOI MULTI-CULTURAL,TANTO COM RELAÇÃO A CRENÇA QUANTO A LINGUA E VÁRIOS OUTROS ELEMENTOS.ANTES MESMO DA COLONIZAÇÃO ELES TINAHM UM COMÉRCIO ORGANIZADO,CONHECIAM A MOEDA,TRABALHAVAM COM ESCAMBO,E AGRICULTURA... MAS O FILME ORÍ DA MAIS ÊNFASE A ESSE TEMA.
    COM RALAÇÃO AO BRASIL SULINO,ALÉM DA CONQUISTA TERRITORIAL HAVIA A ESPIRITUAL E APÓS ISSO VEIO A URBANIZAÇÃO DAS ALDEIAS ONDE SE FAZ PARTE ATÉ HOJE DA SUA CULTURA AS VESTES,O CHURRASCO COM CHIMARRÃO,CAVALEIROS,POSSE DE GADOS E TERRAS...
    O BRASIL CABOCLO POR SUA VEZ,ESCRAVIZOU O ÍNDIO COM AS "DROGAS DO SERTÃO".MESMO A AMAZÔNIA SENDO VISTA COMO A RIQUEZA DO BRASIL ,NELA TUDO SE DÁ(CONTÉM TODOS OS RECURSOS NATURAIS E CULTURAIS NO SENTIDO DE CRENÇA).A LINGUA OFICIAL ERA O TUPI GUARANI,A MUDANÇA DE TUPI PARA PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OFICIAL SÓ SE DEU A PARTIR DA CHEGADA DE D.PEDRO II.COM TODAS ESSAS MUDANÇAS,MULTIPLICARAM A ECONOMIA COM AS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA."A AMAZÕNIA É UMA PROSPERIDADE ABSOLUTA;O JARDIM DO HOMEM QUE ESTÁ SENDO DEPREDADO".O SEBASTIANISMO VEM COM TODA FORÇA JUNTAMENTE COM ANTÕNIO CONSELHEIRO,UM BEATO QUE VIVIA DAQUILO QUE PLANTAVA.SEUS SEGUIDORE COMPARTILHAVAM DO MESMO IDEAL QUE ELE.TIRAR DA TERRA TÃO SOMENTE O SEU SUSTENTO.NADA MAIS.
    SEGUNDO ESTUDIOSOS "O QUE NÃO DEU CERTO NO BRASIL FOI NO ÂMBITO ECONÕMICO,SOCIAL E POLÍTICOPOR SER MUITO INSTÁVEL.O QUE DEU CERTO FOI A CULTURA,A MÚSICA E A MISCIGENAÇÃO".FECHO MEU RESUMO COM UMA FRASE DO FILME(EXPLICAÇÃO DA ESTUDIOSA):"VIVER NÃO É PRECISO,MAS SEM SONHAR NÃO SE PODE VIVER".

    POR CHRISTIANE CELY FERNANDES DE MELO-10926191

    ResponderExcluir
  2. É interessante conhecer os costumes e valores dos índios brasileiros. Acho que ainda conhecemos mais da cultura africana do que da indígena, lembrando que ambas são plurais (muitos povos).
    Maria Eulina

    ResponderExcluir
  3. Quando assistimos este filme, principalmente a primeira parte do disco um que fala sobre a matriz Tupi, ficamos impressionados com maneira que eles lidam com os mais diferentes problemas. Concordo com você Maria Eulina. Se conhecemos pouco da cultura africana, não conhecemos nada da cultura indígena.

    Rebeca Ferraz.

    ResponderExcluir
  4. Quando falo ELES, me refiro aos índios.

    Rebeca Ferraz.

    ResponderExcluir