quinta-feira, 25 de março de 2010

O POVO BRASILEIRO

O documentario O povo brasileiro, de Darcy ribeiro, mostra a adversidade cultura da nossa historia, terras habitadas pelos indios tupi bem antes da colonização européus, os indios foram os primeiros a habitarem a nossa terra brasileira, eles tinha uma riqueza de conhecimento, eram muitos sabios, tinham suas crença, eles acreditamvam na vida após a morte, sabiam fazer suas proprias casas, armas e tiravam da natureza o seu proprio sustento como a caça, pesca e o cultivo.
Com a descorbeta do brasil pelos portugues, começaram a explorar nossas riqueza e os nossos ídios. A formação dos brasileiros, tem origem da união de povos indígenas, européus e africanos, assim gerou um mistura que resultou nossas raíses como: índios, negros, criolos, sertanejos, caipira, cabloco. Nós brasileiros herdamos dos índios uma vasta e complexo arsenal para sobreviver e se deslocar nesse imenso territorio.
No seculo XVI, nascem os Engenhos de cana-de-açucar, com isso começaram as grandes exportação de negro(escravos) vindo da africa para o cultivo da cana-de-açucar, e com eles traziam suas crenças, culturas e religiões, mas tarde os Senhores de engenhos pessoas de grandes influência, resolvem construir igrejas. Com a abolição dos escravos, houve uma grande decadência, os negros não queriam trabalhar mais para o senhores de engenhos, e foram para cidade, muitos viraram ladrões, pois não conseguiram se classificar na sociedade.
A cultura brasileira é rica em diversos aspectos culturais, tudo isso nos mostra um Brasil mistiço de cor, raça e sangue, mais um país lindo e acolhedor de um povo alegre e lutador.
Pedagogia - UFPB
Márcia Lopes Silva de Farias
Mat. 10923691

Um comentário:

  1. Atenção: adversidade é uma coisa, diversidade é outra.
    Reveja a afirmação genérica sobre muitos negros terem virado ladrões após a abolição da escravidão.

    ResponderExcluir