Universidade Federal da Paraíba
Centro de Educação
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Período: 2010.1
Educação e Diversidade Cultural
Professora: Maria Eulina Pessoa de Carvalho
Pesquisa feita na Escola Municipal de Ensino fundamental Lions Tambaú.
Tema: "A discriminação entre Idade e Geração".
Existe discriminação entre os diversos grupos da E. J. A?
Artigos:
EJA: uma educação possível ou mera utopia?
Autoras: Selva Paraguassu Lopes (Graduada em Pedagogia e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa, Profª da Faculdade Santa Terezinha e Faculdade Michelangelo) e Luzia Silva Sousa (Pedagoga).
Segundo Selva e Luzia: “A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria. É preciso que a sociedade compreenda que alunos de EJA vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas dentre tantos outros. E que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade. Mister se faz evidenciar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida”.
“Ética e Responsabilidade Social no Ensino Fundamental”
Qual o Papel da Escola na Formação de Valores Humanos?
Autoras: Patrícia N.Bauer e Tana Bassi. Chamou-nos a atenção em seu artigo o seguinte: “Embora ninguém discorde de que o Ensino Fundamental é a base para uma Educação Integrada a todos os aspectos do desenvolvimento do indivíduo, sabe-se que a qualidade desse ensino muitas vezes é inadequada. A principal causa para isso é, sem dúvida, o fato de que os investimentos em Educação são insuficientes, o que significa, na prática, que uma maior vontade política dos governos torna-se necessária, assim como mudanças nas políticas públicas. Todavia, não há governo que provoque uma mudança sem o envolvimento da comunidade. Não podemos esquecer da contribuição das organizações não-governamentais e das empresas no desenvolvimento de projetos para a construção da cidadania”.
Educação de Jovens e Adultos: continuar... e aprender por toda a vida.
Autora: Jane Paiva (Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ).
Afirma em seu artigo que: “Desigualdade e exclusão na realidade brasileira e perspectiva de instituição de direitos definem a realidade da EJA, exigindo que o foco em processos educativos esteja na diversidade de sujeitos”.
Referências
LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luiza Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia? Cereja, São Paulo, 20 mar. 2005. Disponível em: <http://www.cereja.org.br /pdf/revista _v/Revis ta_SelvaP Lopes.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2010.
BAUER, Patrícia N., BASSI, Tana. “Ética e Responsabilidade Social no Ensino Fundamental”. Qual o Papel da Escola na Formação de Valores Humanos? Revista IntegrAção. São Paulo : CETS, FGV – EAESP, n. 63, jun. 2006. Disponível em:<http://integracao.fgvsp.br/ano9/06/opiniao.htm>. Acesso em: 23 jun. 2010.
PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: continuar... e aprender por toda a vida. In: TV Escola, Salto para o Futuro. Boletim, 20 a 29 set. 2004. Disponível em:< http://www.tvebrasil.com.br/ salto/ boletins2004/eja/index.htm>. Acesso em: 23 jun. 2010.
Grupo: Allane de Farias Lima, Evanuza Batista, Giácomo Galdino e Lygia Andrade.
BAUER, Patrícia N., BASSI, Tana. “Ética e Responsabilidade Social no Ensino Fundamental”. Qual o Papel da Escola na Formação de Valores Humanos? Revista IntegrAção. São Paulo : CETS, FGV – EAESP, n. 63, jun. 2006. Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2010.
ResponderExcluirNesse segundo artigo, dentre outras coisas apredemos que o papel da escola na formação educacional é fundamental para mudar as questões relacionadas aos valores humanos atuais e para poder criar, por meio de experiências construídas no espaço escolar, a capacidade de analisar os diversos valores presentes na sociedade e na construção de princípios de respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade, democracia.
Grupo: Allane de Farias, Evanuza Batista,Giacomo Galdino e Lygia Andrade
LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luiza Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia? Cereja, São Paulo, 20 mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2010.
ResponderExcluirNo primeiro artigo relata que o EJA é uma educação voltada para jovens e adultos, que pelo algum motivo não tiveram acesso aos estudos.
E também fala que um professor do EJA tem que ter uma formação apropriada para lidar com os seus alunos por que afinal o perfil de um professor de EJA é muito importante para o desempenho de um aluno e principalmente quando se refere a um adulto.
E é preciso também que a sociedade compreenda os preconceitos que sujem dentro de uma sala de aula do EJA. E os principais preconceitos é vergonha, discriminação,
Criticas e etc.
Mas acredito que o EJA é capaz de mudar a vida de pessoas dando oportunidades de um dia escrever sua própria historia.
Grupo: Allane de Farias, Evanuza Batista,Giacomo Galdino e Lygia Andrade