quarta-feira, 16 de junho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

ALUNAS: LUDMILA GALDINO BATISTA DA SILVA

MÔNICA DUARTE DA SILVA


VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA MULHER


ENTREVISTAS


COM A TIA DO AGRESSOR: O QUE VOCÊ ACHA DOS HOMENS QUE BATEM EM MULHERES? Eu não concordo acho que e uma dureza do coração dos homens, ele se sente superior as mulher por isso acho que tem o direito de bater.


VOCÊ CONHECE ALGUMA MULHER QUE SOFREU ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA? ONDE, VOCÊ JÁ PRESENCIOU ALGUMA CENA? QUAL FOI A SUA REAÇÃO?

Sim, já presenciei várias cenas, uma delas foi com a minha vizinha, eram mais de meia noite quando ela bateu em minha porta me pedindo socorro e chorando muito que o seu marido havia machucado ela de faca e estava atrás dela armado, e ela disse que não podia ajuda-la pois ti medo dele.


VOCÊ JÁ PRESENCIOU ALGUMA CENA DE AGRESSÃO FISICA OU MORAL EM SUA FAMILIA? QUAL FOI A REAÇÃO DA FAMILIA? Sim, já presenciei várias vezes, meu cunhado agredindo fisicamente minha irmã, o motivo foi ciúmes de um antigo namorado dela. A reação da familia era interferir, eu também já cheguei a brigar com ele por causa dela. Já pedi várias vezes para ela o denuciar mas ela não quer porque tem medo.


ESSA SUA IRMÃ TEM FILHOS? QUAL A RELAÇÃO DELES COM VOCÊ, E COM OS OUTROS? Sim, três filhos, a relação deles comigo é amigavel. Já a relação entre os irmãos não é muito boa, pois eles brigam muito por pequenas coisas. E a relação entre pai e filhos não é boa devido ver os pais brigando ficaram todos revoltados, chegou o tempo do filho agredir o pai fisicamente e moralmente. Pois seu filho mais velho está ficando igual ao pai.


COM A PRIMA DO AGRESSOR: QUAL SEU RELACIONAMENTO COM V. ? Antes nos conversavamos muito mais hoje em dia é muito dificil de vê ele, porque primeiro ele passa o dia todo trabalhando e quando eu o vejo evito de tá conversando com ele e somente um oi e pronto.


POR QUE VOCÊ NÃO QUER MAIS FALAR COM ELE? Porque tenho vergonha dele, como é que um rapaz tão bonito e inteligente torna-se um pessoa assim tão agressiva.


ME FALE DO COMPORTAMENTO DELE COM SUA FAMILIA? Ele é muito engraçadinho só fala brincando tipo parece que não leva nada a serio mas hoje em dia ele quase não ver sua familia só vive trabalhando e quando está em casa fica co sua filha.


COM A MULHER AGREDIDA: VOCÊ CONHECE A LEI MARIA DA PENHA? So sei que a lei protege as mulheres. Está lei foi criada por ela pelo fato dela também ter sofrido agressão de seu marido.


COMO É SEU RELACIONAMENTO COM SEU MARIDO ? Bom, depende, as vezas ele é um amor comigo, me trata bem

mais tem vez que ele é muito ignoranta comigo ele tem muito ciúmes de mim. Eu acho que é pelo fato de já ter sido casada com outra pessoa, pois ele pensa que eu quero voltar meu ex.


ELE JÁ CHEGOU A BATER EM VOCÊ? Sim, na casa da mãe dele sorte minha é o pai dele ter me defende a mãe dele só fica pedindo ele parar, e sua familia fica ao meu favor. Sua familia já pediu para eu denuciar ele, mas não quero. Já sai de casa mais fiquei com saudades dela e voltei mais nunca mais brigamos, graças a Deus.


2 comentários:

  1. É MENINAS ESSA ENTREVISTA É BEM REALISTA, TRISTE SABER QUE ISSO ACONTECE COM BASTANTE FRENQUENCIA EM VARIOS LARES FAMILIARES.PODEMOS VER DE FORMA CLARA QUE O HOMEM AINDA VER A MULHER COMO OBJETO DE ESTIMAÇÃO ,CONSUMO.

    KÁSSYA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com você Kássya, infelizmente muitas mulheres não usufruem de seus direitos e se acomodam sofrendo caladas, mas nós como mulheres temos que lutar incessantemente para que a justiça cumpra com seu dever, pois entendo o medo de algumas em fazer denúncias, porque a justiça é lenta e muitas acabam pagando com a própria vida. Triste realidade.

    Allane de Farias Lima

    ResponderExcluir